PINTURA DIGITAL E ILLUSTRAÇÃO

Carga Horária: 60h


PINTURA DIGITAL E ILLUSTRAÇÃO

 

Da expressão artística às demandas do mercado

Ilustração para o mercado de comunicação é a conversão de uma obra de arte em objeto publicitário, que traduza por imagens a ideia e os objetivos do cliente.


Objetivo
O curso é pensado para que aluno se entenda primeiramente enquanto artista e perceba como transformar sua arte num objeto que possa suprir as carências do mercado. Serão ensinados fundamentos do desenho e das artes plásticas, noções de como digitalizar e tratar imagens através do Adobe Photoshop e o funcionamento mercado de trabalho. Sobretudo, porém, o curso busca o amadurecimento da capacidade criativa dos interessados, aliando a vontade de se expressar à necessidade de empreender.

Público-alvo
Da adolescência à terceira idade, pessoas que possuam alguma afinidade com a arte ou que simplesmente gostam de desenhar e tenham interesse que suas obras sejam trabalhadas na Comunicação. Ideal para estudantes e profissionais, entusiastas do universo dos quadrinhos, cinema e cultura em geral. 

Conteúdo Programático

MÓDULO 1 -

Da ideia para o papel, os fundamentos práticos e teóricos do desenho: Aqui, o aluno compreenderá a criação artística a partir de sua essência: a vontade de se expressar indiscriminadamente. Nesta etapa, explorará técnicas e formas de pensar o desenho na intenção desenvolver um traço próprio. Paralelamente, também será apresentado a todo um universo de referências e artistas a fim de adquirir um repertório particular e perceber por quais caminhos quer seguir.

Fundamentos básicos do desenho: 
Pontos, linhas e formas
Sólidos geométricos e noções de tridimensionalidade
Anatomia humana
Luz e sombra
Criação de cenários 
Perspectiva - isométrica, atmosférica e de 1 ponto de fuga
Composição e layout de cenas
Princípios da Narrativa Gráfica
Teoria cromática e suas aplicações narrativas
Valor tonal, contraste e suas aplicações narrativas
Desenho de observação à mão livre
Introdução à arte figurativa e abstrata
Introdução ao lettering
Exposição e experimentação de materiais de desenho e pintura
Arte-final e acabamento

MÓDULO 2 -

Do papel para o computador, a arte digital e os conceitos básicos do Adobe Photoshop: Neste módulo, o aluno aprenderá os fundamentos básicos do software Adobe Photoshop. A ideia é compreender que os processos digitais são a ponte entre o artista e o mercado de trabalho. Em resumo, aqui, será apresentado o conceito de que a pintura digital é uma via de mão dupla, que liga a expressão artística ao comportamento mercadológico.

Arte digital e os conceitos básicos do Adobe Photoshop: 
Apresentação da interface do software
Modos de Imagem RGB, CMYK e Tons de Cinza
Importação de imagens via dispositivo externo
Tamanho e resolução de imagem
Uso de ajustes para tratamento de imagem
Níveis, equilíbrio de cores, preto-e-branco e cor seletiva
Camadas
Modos, opacidade, mesclagem e agrupamento
Pincel e borracha
Tipos, opacidade, aplicações específicas e efeitos
Ferramentas de seleção
Varinha mágica, ferramenta de seleção rápida
Caneta
Criação de demarcadores como base para seleções precisas
Objetos inteligentes
Compreensão de objetos vetoriais e aplicação de filtros
Preparação e liberação do arquivo para diferentes mídias

MÓDULO 3

Do computador para o mundo, a ilustração e o mercado: Enfim, está na hora do aluno compreender como transformar seu conhecimento num objeto de mercado. Este é o momento em que virão à tona as dinâmicas comuns ao cotidiano da profissão de ilustrador, como a transparência necessária à relação com os clientes, a formulação de orçamentos, o entendimento do público-alvo e a ética profissional.

A ilustração e o mercado: 
Criação de portfólio
Escoamento da produção via redes sociais
Criação de identidade visual e campanhas
Público-alvo
Tratamento e negociação com o cliente
Linguagem, clareza e objetividade na comunicação
Elaboração de raffes, briefing e alinhamento visual
Ortografia
Redação e assinatura de e-mails
Cálculo de orçamento e prazos de trabalho
Ética e conduta profissional
Cartões de visita
Registro de obras


Metodologia

O aluno usará o seu próprio computador com o Adobe Photoshop já instalado.
Os primeiros quarenta minutos de cada aula serão destinados à apresentação de referências artísticas e a exercícios de aquecimento com técnicas de desenho variadas.
À medida que progredir o curso, serão cobrados exercícios artísticos e simulações de situações de mercado, em que o aluno precisará desenvolver desde uma ilustração simples até a identidade visual de um cliente. 

Material recomendado a ser adquirido pelo(a) aluno(a)

Sketchbook para uso pessoal com folhas internas de gramatura até 100g/m e tamanho da preferência do aluno
Um bloco de papel Canson com gramatura de 200g/m ou superior (Sugestão de marcas: Linha Canson Universitária)
Lápis grafite cinza 2B, 4B e 6B ou lapiseira da preferência do aluno -  um de cada
Lapiseira 0.5 com grafite azul
Apontador
Borracha plástica das marcas Staedtler, Monno ou Faber Castel da embalagem verde
Limpa-tipos
Canetas de nanquim descartável 0.3, 0.5 e 0.8 (Sugestão de marcas: sakura, uni ou staedtler) -  uma de cada
Pincéis redondos nº 1 ou 0, nº 4 e nº 8 (Sugestão de marcas: Tigre, Rambrandt ou Keramik) -um de cada
Nanquim (Sugestão de marcas: Staedtler ou Talens)
Caneta Posca preta com ponta redonda ou chanfrada 1.8mm ou superior
Caneta esferográfica branca uniball sigma branca
Jogo de lápis de cor aquarelável 12 cores ou mais
Jogo de aquarela em pastilha ou bisnaga de 12 cores ou mais (Sugestão de marcas: Pentel, Pebeo, Winsor & Newton, Caran d'Ache)
Marcadores à base de álcool ou solvente (Sugestão de marcas: Copic, Sinoart, Magic Colors, Prismacolor) nas cores Azul, Vermelho, Amarelo, Verde, Laranja e Lilás
Pano velho e gasto para realizar a limpeza dos materiais
Godê de plástico ou porcelana para realizar a mistura de tintas

Sugestões de onde comprar

Papiro Design (Av. Conselheiro Aguiar, 1472 - Boa Viagem, Recife - PE, 51111-011)

OBS: 30 horas em sala + prov


Metodologia

Aulas expositivas com auxílio de equipamentos multimídia, apresentação e estudo de casos, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe.

Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Observações: