MARKETING SUSTENTÁVEL

Carga Horária: 8h


MARKETING SUSTENTÁVEL

O mundo vem caminhando para uma mudança considerável. Catástrofes naturais e sociais, e o desejo e consequente busca por uma vida com mais qualidade, são fatores atuantes no nosso contexto.

 

Pessoas começam a estabelecer uma relação de troca com as marcas, oferecendo o seu poder de compra e esperando em troca benefícios que vão além da qualidade do produto e serviço. Esses consumidores querem apoiar marcas que contribuam para a preservação ambiental e para o desenvolvimento social e querem poder, inclusive, atuar nesse movimento.

 

Frente a isso, a questão é: como disponibilizar esforços e recursos para se adaptar a esse novo tipo de mercado? E como fazer com que as estratégias ligadas ao socioambiental sejam poderosas ferramentas para o desenvolvimento do negócio? São várias as ferramentas e as possibilidades para traçar uma estratégia de negócio que resulte em bons resultados financeiros e institucionais, e que ainda cause impactos socioambientais positivos.

 

No curso de Marketing Sustentável, vamos conhecer melhor esse contexto e focar no planejamento das estratégias de marketing atreladas à projetos sustentáveis, fazendo com que elas sejam mais do que apenas uma campanha vazia.

 

OBJETIVOS

  • Tornar o educando capaz de ligar o “modo sustentabilidade” ao fazerem seus planejamentos de marketing.
  • Capacitar os educandos a saberem reconhecer oportunidades para a implantação da sustentabilidade e para conduzir a criação estratégias que sejam vantajosas tanto para a empresa quanto para todos os públicos envolvidos;
  • Promover o debate, colocando em pauta soluções, ideias e inspirações para o case ou situação de cada educando;
  • Contribuir para o desenvolvimento local sustentável através da formação de profissionais disseminadores da sustentabilidade.

 

PÚBLICO-ALVO

Estudantes ou profissionais das áreas de Comunicação, Marketing e Recursos Humanos, Administração, Gestão e Comercial que queiram de especializar no assunto. Líderes de empresas com interesse em implantar ou gerir a sustentabilidade em seus negócios.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Sustentabilidade na Prática;
  • Novo Contexto Social e Corporativo;
  • Marketing sustentável x Greenwashing : diferenciando os dois conceitos;
  • Identificando Oportunidades;
  • Análise dos Indicadores Abap de Sustentabilidade;
  • Planejamento do Marketing Sustentável;
  • Comunicação Socioambiental e Sustentabilidade Criativa;
  • Marketing Sustentável X Marketing 3.0;
  • DEBATE: avaliação de peças, vídeos e ações sustentáveis (cases).
  • DINÂMICA: prática do processo de identificação, planejamento e implantação da estratégia de Marketing Sustentável.

 

METODOLOGIA

  • Aula expositiva com espaço para debate e análise de cases nacionais e regionais.
    • Dinâmica para colocação do pensamento sustentável na prática e para a aplicação corporativa deste de forma estratégica.

Metodologia

Aulas expositivas com auxílio de equipamentos multimídia, apresentação e estudo de casos, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe.

Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Observações: