ROTEIROS

Carga Horária: 30h


ROTEIROS

Ampliar os conhecimentos no processo de criação de roteiros para cinema, documentário e VTs publicitários (varejo e institucional).

 

Objetivo

Iniciar estudantes e ampliar os conhecimentos de profissionais no processo de criação de roteiros para cinema, documentário e Vts publicitários (varejo e institucional). Isso acontece por meio de conceitos e dicas práticas que permitem aos participantes do curso adquirir, ampliar ou aprofundar saberes para a criação de narrativas audiovisuais.

 

Público-Alvo

Alunos e profissionais de comunicação em geral (jornalismo, publicidade e cinema). De forma mais abrangente, o curso também pode atender necessidades de quem atua em áreas correlatas à comunicação e precisa se relacionar com agências de propaganda ou assessorias de imprensa e produtoras de vídeo, tais como: gerentes e diretores de marketing e de eventos ou ainda os profissionais que precisam ou pretendem trabalhar com processos educativos que tenham o audiovisual como instrumento didático.

 

Conteúdo Programático
- Preparando-se para escrever: definindo a história.
- A estrutura dramática e o argumento (Exercício)
- A criação da personagem e seus instrumentos dramáticos.
- Revelando a personagem visualmente e estruturando o primeiro movimento.
- Escrevendo o primeiro movimento (Exercício)
- Ampliando a estrutura dramática e o ponto central da narrativa.
- As unidades de ação do segundo movimento. Escrevendo o segundo movimento.
- Escrevendo o terceiro movimento.
- Avaliando a estrutura globalmente. Finalizando o roteiro (4 roteiros curta metragem).
- Conceituação e características específicas do roteiro publicitário. Diferenças entre o roteiro para TV e cinema e a linguagem para teatro e literatura. Linguagem e estruturas do VT de varejo, institucional e campanhas políticas. A relação produto, público-alvo e foco de comunicação. Informação e emoção na construção de marcas.
- Elementos da narrativa audiovisual aplicados ao roteiro publicitário. Planos, ângulos e movimentos de câmera. Recortando a realidade. Escrevendo com imagens. A trilha sonora e o jingle. Elementos de ligação e a construção do personagem: tempo e ritmo da fala, do texto em off e dos diálogos.
- A tradução do briefing e a criação do slogan (a frase motivadora que cria diferencial). Definindo a história a partir do briefing (story line). A estrutura narrativa e as curvas dramáticas do roteiro. - Criando o VT de 30”
- Criação de 4 roteiros de 30”.
- Após seleção do melhor roteiro, gravação de um VT viral realizada pela turma com celular ou outra câmera que os alunos possuam.
- Edição do VT.


Metodologia

Aulas expositivas com auxílio de equipamentos multimídia, apresentação e estudo de casos, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe.

Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Observações: