DESIGN DIGITAL

Carga Horária: 120


DESIGN DIGITAL

Iremos ensinar a criar campanhas publicitárias para as redes sociais e sites, com o uso das melhores estratégias de marketing digital.

 

Você verá que não é um curso só de programas. Há introdução à direção de arte e empreendedorismo.

 

O profissional de Design Digital tem sido um dos mais requisitados nessas atuais mudanças do meio corporativo na Comunicação e Tecnologia, uma vez que todos estão mais conectados nas redes sociais e buscam melhores informações e de forma assertiva.

 

O profissional também precisa ser bastante criativo e para passar ideias a um público que só cresce na web.

 

Com o crescimento constante de sites, blogs, redes sociais e aplicativos, as empresas privadas e órgãos públicos buscam profissionais capacitados para melhor administrar a imagem da instituição perante o mercado digital.

 

 

Objetivo

Capacitar profissionais e estudantes a desenvolverem campanhas digitais e compreenderem o perfil do consumidor digital e sua relação com as principais redes sociais.

 

 

Público-Alvo
Estudantes e profissionais de todas as áreas.

 


Conteúdo Programático

 

Na Direção de Arte: se aprenderá o planejamento e estratégias criativas para se desenvolver peças gráficas para as mídias impressa e digital.

 

Módulo 1

 

No Photoshop: manipular, tratar e realizar efeitos em imagens, com extraordinárias ferramentas de edição e recursos de composição, com uso de camadas; criar layouts com textos; utilizar máscaras de seleção, recortes e uso de efeitos dos mais diversos, neste que é o melhor programa de edição de imagens do mundo.

  • Apresentação da interface do Photoshop: menus, ferramentas e janelas;
  • Modo de cor RGB, escala CMYK, Tons de cinza e outras;
  • Configuração das ferramentas;
  • O que é imagem bitmap e imagem vetorial: Tamanho e resolução, Profundidade de pixel, Detalhes e nitidez, Mudanças de resolução;
  • Técnicas de seleção e recortes:
    • Retangular and Eliptical Marquee, Magic Wand, Poligonal Lasso, Magnetic Lasso,
    • Selection;
  • Painel Layers:
    • Criação e edição de camadas (layers);
    • Efeitos de camadas (Layer Style);
    • Empilhamento e ordem das camadas;
    • Blend Modes;
    • Transparências;
    • Textos:
      • Janela Characters;
      • Camadas de Texto;
      • Ferramentas de Texto
      • Formatação do Texto;
  • Edição de seleções no modo Quick Mask:
    • Criação, uso e edição de máscaras (Layer Mask);
  • Camadas especiais de ajuste:
    • Cor;
    • Luminosidade;
    • Contraste;
  • Ferramentas de retoque:
    • Clone stamp;
    • Healing brush;
  • Uso dinâmico dos pincéis (Brush);
  • Camadas dinâmicas de preenchimento;
  • Clipping Masks;
  • Ferramentas vetoriais no Photoshop:
    • Pen Tool;
    • Paths;
    • Utilização dos paths como delimitadores de área e bases para criação de seleções;
  • Efeitos;
  • Recorte de imagens usando o pen tool como base de seleção.

 

No Illustrator: para muitos designers e diretores de arte é considerado o melhor programa para criar e manipular layouts de anúncios, panfletos, cartazes, folders, entre outras peças, como também para criar ilustrações vetoriais. Além disso, se aprenderá a vetorizar imagens e preparar arquivos para digital, de acordo com as necessidades de cada projeto.

  • Apresentação da interface do Illustrator: menus, ferramentas e janelas;
  • Artboard e ajustes específicos;
  • Análise das ferramentas que são iguais ao Photoshop, mas com finalidades diferentes;
  • Linhas, formas e objetos;
  • Editar e definir paths com a ferramenta Pen: Anchor Points, Direction Points, Direction Lines, Corner Point e Smooth Point;
  • Cores e objetos;
  • Criar e adicionar spot colors à palette Swatch;
  • Gradientes;
  • Ferramentas de desenho: pens, pencils e paint brushes;
  • Textos: Adicionar tipos, wrapping type, ajusts, scale, rotate, reflect, shear e Create Outlines;
  • Stroke;
  • Transformar formas usando a ferramenta livre e a palette Transform
  • Criar e modificar máscaras;
  • Criar composição de vetores;
  • Symbols e sprayer;
  • Layers: formas de utilização, importação e exportação de layers, efeitos;
  • Vetorização e a palette Appearance;
  • Preparação e liberação do arquivo no formato PDF para diversas mídias impressas e digitais.

 

 

Módulo 2 – Premiere: Edição de vídeo para as redes sociais e internet

 

É considerado o melhor editor de conteúdo visual em 2D e 3D, além de possuir um dos melhores efeitos de chroma key, dentre todos os outros editores de vídeo.

Além de todos os benefícios, conta também com total interatividade com os outros programas da marca Adobe; e, em outras palavras, você pode copiar e colar arquivos do Première no programa After Effects, pode fazer esta ação com praticamente todos os programas, como também Photoshop e lllustrator.

Conteúdo Programático
-Cases
-Conceitos básicos de vídeo e interface do programa
-Ferramentas
-Gerenciamento de mídia e captura de vídeo
-Edições "propriamente ditas", correções, cortes, ajustes, etc.
-Animação (motion)
-Transições
-Efeitos/filtros de vídeo e áudio
-Exportar mídia.

 

 

Módulo 3 – Social Media ultimate

 

– Planejamento de marketing

– Planejamento de ações de comunicação

– Análise de Ambiente

– Público-Alvo

– Objetivos

– Ativação

– Mensuração

– ROI

– Planejamento de budget

– Objetivos do Monitoramento

– KPIs – key performance indicators

– Principais (tipos de) Ferramentas de monitoramento

– Planejando um Monitoramento

– Análise de Sentimento

– Classificação (Categorias/Tags)

– Visualização de Dados

– Métricas Tradicionais x Métricas para Mídias Sociais

– Principais (tipos de) Ferramentas de métricas

– Cases


Metodologia

Aulas expositivas com auxílio de equipamentos multimídia, apresentação e estudo de casos, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe.

Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Observações: