UI DESIGN (USER INTERFACE DESIGN) EaD

Carga Horária: 45h


UI DESIGN (USER INTERFACE DESIGN) EaD

 

O que é UI Design?

UI é área do Design que elabora, cria e planeja o meio pela qual uma pessoa interage e controla um determinado dispositivo. Esse dispositivo pode ser um sistema, software, produto, serviço, aplicativo, etc.

Essa interação e controle são feitas através de um interface. Essa interface pode ser composta por botões, menus e qualquer elemento que possibilite a interação entre o usuário e o dispositivo.

Portanto o profissional UI Designer vai utilizar de conhecimentos de diversas disciplinas para criar essa interface.

E nós lidamos como interfaces a todo momento. Apesar de sempre associarmos interfaces a telas digitais, aplicativos mobiles e websites. Interfaces existem antes de tais tecnologias existirem.

Um exemplo clássico disso seria o controle de uma televisão. O controle de uma TV é por onde interagimos com a aparelho, determinando qual canal queremos sintonizar, qual o volume mais adequado entre tantas outras funções disponíveis através da interação que temos com o controle remoto.

E um bom projeto de Design de Interface do Usuário, independente se seja o controle de uma TV ou um aplicativo web, é projetado de forma a antecipar as reais necessidades de utilização do usuário.

Uma boa interface é simples de aprender e é fácil de usar. A ideia principal da interface é que o usuário consiga realizar o que ele pode, quer e espera realizar. Tudo isso de modo simples, fácil e com uma boa experiência, a chamada “user-friendly”, ou seja, experiência amigável. Sobre experiência, veremos mais à frente.

 

Importância do UI Design no mercado

Com o aumento da competitividade entre empresas, facilitar a experiência dos consumidores ganha cada vez mais importância.

Passa, inclusive, pela atenção aos detalhes envolvidos no design de produtos e serviços.

É para isso que nascem soluções avançadas, como UI (User Interface) e UX (User Experience).

Com o avanço da tecnologia, os produtos chegam ao mercado com interfaces cada vez mais marcadas pela alta complexidade.

Então, o desafio das marcas é descomplicar as suas formas de uso.

Você pode reparar como, antigamente, computadores, TVs, videogames e eletrodomésticos pareciam mais difíceis de serem utilizados. Já hoje, são bem mais práticos e amigáveis.

O trabalho conjunto entre UX + UI é extremamente importante e um diferencial nas empresas de desenvolvimento de software e produtos digitais. O principal benefício é que eles garantam que as interfaces dos sistemas sejam fáceis de serem entendidas, oferecendo soluções e funcionalidades certas que encantem os usuários.

E o que as empresas donas de produtos digitais ganham com isso?

Fidelização de Cliente: Uma plataforma digital que proporciona uma experiência satisfatória para o usuário provavelmente faz com que ele retorne ali para comprar muitas outras vezes. Os clientes confiam mais no produto e isso resulta em uma fidelização do público.

Eficiência de Recursos: ter um app, um site ou qualquer interface digital organizado, bonito, eficiente e que gera no usuário as sensações certas para que se efetive de fato a compra ou para que se contrate um serviço ou mesmo para que se compreenda uma informação, traz economia para a empresa. Economiza tempo da sua equipe e proporciona uma boa experiência para o usuário.

 

Objetivo do curso

Estimular o olhar apurado para o design de interfaces, com o aprendizado de técnicas, conceitos fundamentais e ferramentas de user interface design. O aluno aprenderá como desenvolver uma interface para web de acordo com os padrões de design para web, o que lhe proporcionará a autonomia necessária para desenvolver o protótipo do seu produto digital, apresentar adequadamente ao cliente e exportar de forma correta para o desenvolvedor. Em termos de competências comportamentais, visamos desenvolver habilidades como tomada de decisão, adaptação e flexibilidade, pensamento crítico, criatividade e colaboração.

 

Público-alvo

O curso é destinado para estudantes e profissionais de design gráfico, desenvolvedores front-end, publicitários ou profissionais de marketing e todos que desejam aprimorar ou iniciar seus conhecimentos em UI Design.

 

Conteúdo programático: 

Fundamentos básicos de design
Diferenciando UI e UX Design
Conceito de UI Design
Principais ferramentas para o desenvolvimento de uma UI
Heurísticas de Nielsen
Prototipação
Frameworks
Style Guide
Grids
Psicologia das Cores
Tipografia
Anatomia e variações de botões
Regras fundamentais para formulários
Iconografia para web
Hierarquia visual
Contraste
White Space
Organização de layers
Preparando o documento para o desenvolvedor
Preparando assets para exportação
Entregando um projeto adequadamente
Projeto final do curso

 

Metodologia

Aulas expositivas, com ensino à distância (EaD), através de programa de transmissão, com apresentação e estudo de casos de mercado, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe. Material didático digital (PDF e vídeos).

 

Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

 

Observações:

1) A turma do curso escolhido inicia-se com, no mínimo, 11 alunos. Caso não seja alcançado esse quantitativo, haverá alteração na data do curso.

2) A expoLAB – Escola de Economia Criativa, tem a liberdade na escolha do(a) instrutor(a) que irá ministrar o curso ou palestra.

3) Caso o curso utilize programas(s) (software), a expoLAB – Escola de Economia Criativa, tem a liberdade na escolha da versão do programa a ser ministrado em aula.

4) Importante que o(a) aluno(a) já tenha instalado(s) em seu próprio computador o(s) programa(s), caso o curso precise utilizar programa(s) (software).


Metodologia

Aulas expositivas com auxílio de equipamentos multimídia, apresentação e estudo de casos, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe.

Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Observações: