ASSESSORIA DE IMPRENSA EaD

Carga Horária: 30h


ASSESSORIA DE IMPRENSA EaD

 

A Assessoria de Imprensa é uma função da Comunicação Social que trabalha com Treinamentos de Mídia, Elaboração de Materiais Jornalísticos e Gerenciamento de Crises

 

Objetivo

Qualificar alunos para as funções de Assessoria de Imprensa, seja de Instituições Estatais, Grandes e Pequenas Empresas, além de Pessoas Públicas e Eventos 

 

Público-Alvo

Estudantes e profissionais de Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Comunicação Empresarial além de pessoas interessadas em aprender sobre a Comunicação Social do Século XXI

 

Conteúdo Programático:  

Ementa do Curso de Assessoria de Imprensa

 

- Apresentação do Curso, Docente e Discentes

- Introdução Histórica sobre Assessoria de Imprensa

- O que é Assessoria de Imprensa e por que não confundi-la com Marketing ou Publicidade

- Espaço Editorial x Espaço Publicitário

- O mercado de trabalho

- O Projeto de Assessoria de Imprensa

- Diferentes clientes, diferentes trabalhos: A importância da personalização

- Clientes fixos e Clientes temporários: diferenças e semelhanças

 

- Exercício 01: Escolha um cliente, monte um projeto de Assessoria e se proponha a assessorá-lo

 

- Divulgar o cliente prestando serviço

- Construindo uma relação de confiança com o cliente

- Como construir uma relação com os veículos de Comunicação

- Ética profissional

- Ferramentas jornalísticas: Mailing, Clipping e Pauta/Branding

 

- Os diferentes tipos de texto de Assessoria de Imprensa

  • Press-Release
  • Sugestão de Nota
  • Sugestão de Pauta
  • Nota Oficial
  • Visitas
  • Degustações
  • Material de BG
  • Notas para Colunas

     

    - Exercício 02: Redação de um Press Release, uma Sugestão de Nota e uma Sugestão de Pauta e comece a divulgar nos veículos de imprensa (dos mais simples aos maiores)

     

    - Como formular textos para diferentes plataformas:
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Construção de um Blog (Wordpress; Blogspot ou Tumblr)

     

    - Como lidar com a velocidade das informações e o feedback do público

     

    - Ferramentas que poderão nos ajudar:
  • Canva: Programa online de computação gráfica
  • Inshot: Editor de vídeos para on e off line
  • IGTV: Publica vídeos de 1 minuto a 1 hora
  • Por que o celular pode ser o seu melhor amigo?

     

    - Exercício 03: Redação de Textos para diferentes plataformas de comunicação on line

     

    - Assessoria de Imprensa e Gerenciamento de Crises

    - Como enfrentar o impacto inicial

    - Lidando com os questionamentos difíceis

    - Gabinete de Crise

    - Lidando com a crise também para públicos internos (funcionários de empresas, alunos de escolas e faculdades)

    - Cases de Sucesso e Fracasso

     

    - Exercício 04:  Gerenciando uma crise institucional.

     

    - Exercícios práticos:
  • Elaboração de Sugestões de Pauta e Nota para seu cliente
  • Pesquisa de material publicado
  • Elaboração de um Clipping
  • Elaboração do Relatório Final

 

Trabalho Final: O aluno vai fazer um relatório do seu trabalho de assessoria de imprensa, falando nos seguintes itens

 

  • O cliente (Briefing sobre o cliente)
  • Organização de Mailing
  • Os textos produzidos (sugestões de pauta e nota, releases, notas oficiais, etc.)
  • As postagens produzidas nas redes sociais
  • O clipping (tudo que saiu sobre o cliente na imprensa, mesmo que não tenha sido material nosso para imprensa)

 

 

 

 

 


Metodologia

Aulas expositivas com auxílio de equipamentos multimídia, apresentação e estudo de casos, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe.

Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Observações: