DIREÇÃO DE ARTE PARA OFF E DIGITAL COM MENTORIA

Carga Horária: 30 horas


DIREÇÃO DE ARTE PARA OFF E DIGITAL COM MENTORIA

A Direção de Arte é uma etapa muito importante na Criação, visto que consiste na concepção artística da peça ou campanha de produções publicitárias para mídia impressa (off) e digital, entre outros.

 

Objetivos

Proporcionar aos alunos o conhecimento necessário para poderem criar peças gráficas impressas e campanhas para as redes sociais: com análise de público-alvo (faixa etária e perfil socioeconômico), a praça que será veiculada a campanha ou peça (cultura local, gostos…), concept art e o aporte financeiro empregado, até porque não se pode pensar em algo sem o investimento adequado.

 

Público-Alvo

Estudantes e profissionais de Publicidade, Design, Marketing, Audiovisual, Economia Criativa e áreas correlatas, interessados em criação de peças gráficas para as redes sociais.

 

Conteúdo Programático

  • Mentoria para Portfólio: aprenda a elaborar o seu;
  • Origem, advento da tecnologia e arte contemporânea;
  • Teoria das Cores: RGB, CMYK e especiais como Pantone;
  • Resolução de imagens: qual a resolução ideal para determinada finalidade?
  • Tipos de papel (formato, gramatura e suas limitações), cores e uso do chapado, impressão frente e verso, corte e dobra, sign (cores e formatos);
  • Tipografia: as letras são objetos de encantamento;
  • Personas de Público-alvo;
  • Brainstorm, briefing e peças gráficas (pequenos, médios e grandes formatos, web, tv e rádio);
  • Roughs e layout: criar com colagens e desenhos;
  • Como pesquisar e produzir imagens/fotos (bank image, photoshop e estúdio);
  • Jornal: resolução, formato dos anúncios (classificados e corpo) e cores; tipos de anúncio (ilha, rouba página, duplo central, centralizado e vazado);
  • Outdoor: dimensão (duplo, teaser e especial), grade e aplique; tipos de matrizes (traço, policromia, monocromia, bicromia, tricomia e mistas);
  • Fechamento de arquivo Digital: redes sociais;
  • Fechamento de arquivo para gráfica offset, jornal e mídia impressão convencional;
  • Sangria (corte e margem de corte);
  • Liberação em arquivo nativo;
  • Liberação em arquivo PDF.

 

Pré-requisito para fazer o curso:

Possuir conhecimento nos programas Photoshop e Illustrator.


Metodologia

Aulas expositivas com auxílio de equipamentos multimídia, apresentação e estudo de casos, além de desenvolvimento atividades individuais e/ou de equipe.

Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas receberá o Certificação de Conclusão com êxito do curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Observações:
1) A turma do curso escolhido inicia-se com, no mínimo, 8 alunos. Caso não seja alcançado esse quantitativo, haverá alteração na data do curso.
2) A expoLAB – Escola de Economia Criativa, tem a liberdade na escolha do(a) instrutor(a) que irá ministrar o curso ou palestra.
3) Caso o curso utilize programas(s) (software), a expoLAB – Escola de Economia Criativa, tem a liberdade na escolha da versão do programa a ser ministrado em aula.
4) Importante que o(a) aluno(a) traga e utilize seu próprio computador com o(s) programa(s) instalado(s), caso o curso utilize programa(s) (software).