Uma ferramenta tão clássica quanto eficiente para quem trabalha com artes visuais é o Círculo Cromático. Através dele, o designer consegue combinações de cores que saltam aos olhos. O círculo é formado por 12 cores: as três primárias (azul, vermelho e amarelo), as três secundárias (verde, laranja e violeta) e as seis terciárias (Roxo-avermelhado, Laranja-avermelhado, Laranja-amarelado, Verde-amarelado, Verde-azulado, Roxo-azulado). As combinações podem pegar de duas a quatro tonalidades. Com base na imagem a seguir, vamos saber quais combinações possíveis poderemos trabalhar:
As cores complementares são os tons exatamente opostos no círculo cromático. Proporcionam efeito de energia, mantendo cores vivas. Já as cores análogas podem pegar de três a cinco pontos de cor, com tonalidades próximas, dando impressão de cores aliadas, trazendo paz e calma.
Para as cores combinadas por triangulação, as três tonalidades se contrastam sem perder a harmonia. Na triangulação por fenda (também chamada de meio-complementares), uma cor primária ou secundária se alia com duas terciárias do campo oposto, dando um efeito semelhante ao das cores complementares, com intensidade um pouco menor.
Quanto aos efeitos proporcionados pela combinação retangular, usamos uma cor primária e duas complementares, sendo atenuadas ou realçadas pelo quarto ponto de cor. E na combinação quadrada, em pontos equidistantes, as quatro cores, ao mesmo tempo diferem e dialogam entre si, trazendo sensações de relaxamento e diversão.
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