✅ Embora ambas sejam da plataforma Adobe e sirvam para edição de imagens em vídeo, nunca é demais dizer que não são a mesma coisa. Ok, quem já trabalha com isso já sabe de cor, mas quem é iniciante na área tem tendência a se confundir, o que é normal. Justamente por não serem o mesmo programa, podemos dizer que são complementares. Você vai entender o porquê.

✅ O Adobe Premiere é um programa desenvolvido com base na edição não-linear de imagens, podendo usar várias pistas (camadas) de imagens. E no Premiere, podemos usar vídeos digitais ou analógicos, podendo mexer nos tamanhos e até mesmo corrigir as imagens. Mas com todos esses recursos, não parece ser suficiente

✅ Aí entra o After Effects.

✅ Ajustes mais apurados, efeitos de pós-produção, posições 2D e 3D, produção em camadas, em efeitos semelhantes ao Photoshop. No entanto, não é o programa ideal para efeitos de áudio. Aí sim, deixa com o Premiere.

✅ Moral da história: se separados são programas legais, juntos, são melhores ainda. E você tem como aprender e se aperfeiçoar nos dois programas.