Muitas pessoas acham que rádio e podcast são a mesma coisa. Os dois são meios de comunicação e são em formatos de áudio. Apesar de terem características semelhantes e suas diferenças, ambos podem se complementar.
O rádio é um meio de comunicação que propaga ondas eletromagnéticas. O objetivo é atingir um público de massa, ou seja, atingir vários ouvintes ao mesmo tempo. Os conteúdos variam em noticiários, músicas, humor, entre outros.
Para ter acesso à informação, o ouvinte precisa sintonizar a estação que deseja ouvir. Algumas emissoras de rádio têm programação via web, que são transmitidos por meio do serviço streaming.
Esta plataforma segue um cronograma e formato mais rígido. Quem está ao vivo, por exemplo, tem um tempo específico no dia em que quer transmitir alguma mensagem. Além do mais, é importante avisar sobre o horário em que a programação vai ao ar, para que os ouvintes tenham a oportunidade de ouvir a transmissão completa.
Já os podcasts, são mídias de áudios voltadas para a transmissão de conteúdo na internet. O termo surgiu em 2004, com a junção entre as palavras Ipod (dispositivo da Apple) e Broadcast (transmissão online).
O principal objetivo do podcast é compartilhar o conteúdo. Pode ser integrado ao marketing de conteúdo. Os áudios são de diversos assuntos; sendo informativos, de esportes ou entretenimento. Possuem durações variadas, e podem atingir diferentes públicos e interesses
É chamado de on demand, por ter uma comunicação sob demanda, uma pessoa poder fazer download, ouvir quando e onde quiser. Podem parar ou dar continuidade ao episódio. E tem a capacidade de reiniciar ou voltar a gravação, caso tenha perdido ou não entendido algo. Já no rádio, isto não é possível.
Outra diferença é que os podcast não permite a transmissão de conteúdos ao vivo. É uma mídia prática e divertida, entretanto precisa de planejamento antes da gravação. Também é importante gravar o conteúdo com antecedência e fazer edições no áudio para que o material seja disponibilizado ao público. Geralmente, a maioria dos produtores de podcast não cobram pelo acesso à informação.
As duas plataformas também possuem tempo de vida útil diferentes. As transmissões da rádio são muito curtas. O aparelho precisa estar ligado para que a informação seja passada ao público, e uma determinada notícia pode não ser mais relevante, em outra ocasião. Em relação aos podcast, seus conteúdos estão sempre sendo atualizados e disponíveis para seu público-alvo.
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Referências
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SIMIM, Danival. Podcast e rádio: você sabe qual é a diferença? Disponível em: < https://maxcast.com.br/blog/podcast-e-radio-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/>. Acesso em: 7 fev. 2020.
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