Cotidianamente, o clipping – também chamado de clipagem – é uma ferramenta estratégica para o acompanhamento de todo o noticiário sobre a clientela, bem como assuntos de interesse da empresa/instituição. A clipagem também pode render respostas a ataques, dúvidas e críticas que possam aparecer na mídia contra o cliente. A função é vista com preconceito por muitos assessores, mas não se pode esquecer que, dentro da Assessoria de Imprensa, o profissional não toca o piano, mas é quem o carrega.
Muitos veem a função apenas como de “ler e clipar jornal, copiar e colar textos da internet”. Mas não é só isso. É separar as notícias que interessam das notícias que nada têm a ver com o serviço. E no caso de matérias de rádio e TV, dificilmente um assessor tem estrutura para isso, sendo quase sempre necessária a contratação de um serviço terceirizado de produtoras de áudio e vídeo.
Clipagem, release, sugestões de pauta e nota, media-trainning. Esses e outros termos você vai descobrir e aprender no curso de Assessoria de Imprensa na Expolab – Escola de Economia Criativa. O curso agora está no módulo de Educação à Distância, onde você estuda do conforto da sua casa. Saiba mais sobre o curso aqui: https://expolab.com.br/bck_site_expolab/assessoria-de-imprensa.php
Deixe um comentário