O Natal e a evolução do Texto Publicitário
Uma festa colorida, cheia de luzes, uma bela ceia e troca de presentes. Esse é o estereótipo comercial de uma festa de Natal. Isso porque a data, impulsionada pela tradição e (principalmente) pelo recebimento do 13º salário, no Brasil, é a que registra o maior volume de compras. Confraternizações, amigo secreto, festa da firma e, claro, a Noite do dia 24 pro dia 25.
No entanto, o verdadeiro significado do Natal muitas vezes passa bem longe disso. E é nesse meio em que o redator publicitário deve ter a sensibilidade que nem todas as pessoas têm o privilégio de festejar o 25 de dezembro, por mais apelo comercial que exista.
Não por acaso, as mensagens publicitárias evoluíram ao longo dos anos. Observemos os vídeos a seguir:
Anos 60:
https://www.youtube.com/watch?v=JKkOovqfEKQ
Anos 70:
Anos 80 (podemos já observar algumas mudanças):
Anos 90:
Anos 2000:
Anos 2010:
Nesse texto, tomei a liberdade de não ensinar técnicas de escrita publicitária. Mas de treinar a sensibilidade humana que nos dá conhecimento prévio para a leitura do mundo e, consequentemente a escrita. Afinal de contas, antes de sermos profissionais (fotógrafos, redatores, publicitários, jornalistas, designers, etc), nós somos seres humanos. E dessa forma, aprendemos a cada dia e evoluímos. Ainda que queiramos mostrar produtos, não podemos esquecer que vendemos sonhos, desejos e necessidades.
Em 2020, você pode colocar isso em prática, na hora de escrever, no curso de Redação Publicitária aqui na Expolab. Saiba mais: https://expolab.com.br/bck_site_expolab/cursos/redacao-publicitaria-on-off/
Deixe um comentário