Os principais erros de um texto jornalístico
Quando redigimos uma matéria, temos que levar em consideração quatro fatores, sem os quais o texto não tem qualquer credibilidade: a fuga do tema central, os erros de português, o emprego de opinião pessoal e a falta de apuração. Isso porque precisamos informar, escrever bem, dar o máximo possível de detalhes e deixar que o próprio leitor tire suas conclusões.
Fugimos do tema central quando acabamos falando apenas um dos aspectos da matéria ou pior, falando de coisas que nada têm a ver com o assunto proposto. Além disso o básico numa escrita informativa é o português correto e a ortografia respeitada. E como é que pode se escrever uma reportagem sem o mínimo de informações básicas: Quem?, Que?, Quando?, Como?, Onde?, Por Que?
E por fim, por mais que uma opinião seja lógica, o repórter não tem que emitir juízo de valor. Sua função é trazer os dados, os números, as informações. Quem tem que formar opinião é o leitor/ouvinte/telespectador. Não você.
Isso vale pra qualquer profissional de comunicação, inclusive o assessor de imprensa, que mesmo querendo defender seu cliente, não pode esquecer a sua função social.
Saiba mais: https://expolab.com.br/bck_site_expolab/cursos/assessoria-imprensa-ead/
Deixe um comentário