Blog – expoLAB

Descubra como empreender no jornalismo pode ser uma alternativa de sucesso

Estudar jornalismo abre um leque de possibilidades e carreiras para o estudante, mas apenas concluir o curso não é mais garantia de que a porta do mercado de trabalho estará aberta, ainda mais se olharmos para a crise econômica que assombra o país e as dificuldades enfrentadas pelas mídias tradicionais.

Muitos estudantes perguntam: O que vou fazer depois da faculdade? Outros caem de paraquedas para atuar no mercado, porque a verdade seja dita: o universitário está tão focado em farejar pautas, se tornar o mais novo Clark Kent (brinks), trabalhar em uma grande redação ou emissora de TV ou rádio, ganhar prêmios na área, que não se dá conta da possibilidade de empreender. Isso mesmo que você leu: EM-PRE-EN-DER.

Além do mais, na faculdade não há uma formação empreendedora, a gente pode até ter visto algum assunto relacionado ao tema, mas as características empreendedoras não são destacadas nos cursos de Comunicação, não estimula o estudante a ter o próprio negócio, o que se cogita é a possibilidade de criar uma assessoria de imprensa como se fosse “brincar” de enviar release (um assunto para outro texto).

Mas o atual cenário digital é acompanhado de um mundo de oportunidades para quem é da área de comunicação e está atento e receptivo ao novo, permitindo que o jornalista construa uma carreira virtualmente e com credibilidade.

Você não precisa sair do jornalismo, abandonar sua carreira tão querida para poder empreender, pelo contrário, graças aos conhecimentos adquiridos na graduação, como captação e edição audiovisual, produção de conteúdo especificamente a escrita para web, fotografia, mídias digitais, design de sites, criação de materiais editoriais, você pode e deve usá-los somados às suas habilidades e pontes fortes, tornando-se um profissional de comunicação na internet, consultor de redes sociais digitais, produtor de conteúdos digitais e tantos outros…

Se você já tem um emprego, comece com a dupla jornada. Teste primeiro a sua ideia de negócio antes de se dedicar em tempo integral.

1. Home Office – Comece pequeno. É como se diz: “pés nos chãos e cabeça nas nuvens”.

2. Portfólio – Ainda não tem? Construa um portfólio online e lembre-se: quem não é visto não é lembrado.3. Blog – Escreve e escreve bem? Faça o seu blog! A internet já disponibiliza plataformas com layouts gratuitos, a partir dele você constrói autoridade nos temas que abordar.

4. Mídias sociais – Assim como o portfólio, vale a pena mostrar o seu trabalho nas redes sociais digitais.

5. Eventos – Costuma ir à palestras, workshops, capacitação? E o que você faz com todo o conteúdo adquirido nesses ambientes? Divulgue no seu blog e nas redes sociais digitais, ora!

7. YouTube – Curte o formato em vídeo e se expressa bem em frente às câmeras? Então pensa em assuntos que você consegue falar, explicar com propriedade, que podem e devem estar relacionados com o seu blog, cria roteiros e começa… Gravando!

8. Storytelling – Estamos na era da informação, por que não transformá-la em histórias relevantes e interessantes para o público-alvo/personas?

9. Marketing digital – Conheça as ferramentas e preste esse tipo de serviço, depois você pode pensar em contratar alguém para te ajudar.

10. Marketing de Conteúdo – Uma estratégia do MKT digital que possibilita criar conteúdos personalizados e relevantes para o cliente e gerar mais negócios.

11. Copywriter – com habilidades na escrita e já por dentro das estratégias do MKT digital, que tal escrever com foco na conversão de clientes?

12. Atualizar – Aprimorar seus conhecimentos nunca é de mais. As dificuldades existem, principalmente se tratando de gestão e empreendedorismo. Capacite-se, busque cursos extras voltados à ferramentas digitais, liderança, gestão etc.

Agora cabe a você construir sua carreira no meio digital. Partiu ação?

Texto completo: https://www.linkedin.com/pulse/descubra-como-empreender-jornalismo-pode-ser-uma-alternativa-lins/

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursosVagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Danielle Lins

Danielle Lins

Jornalista, empreendedora e gestora de Comunicação e Marketing Digital de Conteúdo na AC Comunicação. Trabalha atualmente como comunicadora social na Educação a Distância da UFPE. Tem MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. No mercado há quatro anos, possui experiência na área de Assessoria de Comunicação/Imprensa, Marketing Digital e de Conteúdo, especificamente em instituição pública do segmento de política, e TV. “Acredito no poder transformador do empreendedorismo, principalmente o feminino. Quando uma de nós vence, todas vencem. Por isso, seja uma mulher que levanta outras mulheres”.