Blog – expoLAB

Assessoria de Imprensa: Como construir uma pauta jornalística

No mundo da assessoria de imprensa, a sugestão de pauta faz parte da rotina de todo assessor. Ela é responsável por orientar e dar as diretrizes necessárias ao jornalista que vai construir uma matéria, funcionando como a bússola é para o navegador. Trata-se de uma estratégia utilizada para enviar um conteúdo de valor com dados e informações oficiais e de relevância à imprensa visando convencer o veículo de comunicação da importância de transformar a sugestão em matéria.

Mesmo diante do novo cenário em virtude da era da informação digital, podemos destacar algumas das principais funções do assessor de imprensa já conhecidas como a busca por um relacionamento com a imprensa, cuidar da imagem do assessorado, gerenciar possíveis crises e trabalhar as melhores estratégias de gestão de comunicação externa para divulgar e fortalecer a imagem do cliente perante o público-alvo, sendo uma delas a sugestão de pauta.

Mas é bom ficar atento! Falhas na elaboração desse tipo de estratégia podem comprometer os resultados do assessor e, consequentemente, o relacionamento com o jornalista, impedindo que a sugestão torne-se uma pauta jornalística.

Você deve está se perguntando: Então, como construir uma sugestão de pauta que seja relevante, desperte o interesse do veículo e gere a pauta jornalística? Vamos lá! Há mais de um formato de sugestão de pauta, a depender do assunto, e cada profissional escolhe a forma mais adequada de produzi-la, porém existem seis itens básicos que norteiam o trabalho do assessor.

Ah! Lembrando que a sugestão de pauta não precisa ser rígida, tá? Pois a qualquer momento pode ser alterada.

6 Itens básicos para uma boa sugestão de pauta:

1. Cabeçalho – é a identificação da sugestão de pauta. Neste item pode inserir o nome da editoria, data de elaboração da sugestão, título, tema (de forma breve descrever do que se trata a sugestão de pauta). O que achar apropriado como forma de identificação;
  2. Histórico/Sinopse – em poucas linhas (de 3 a 5 linhas) escreva um resumo do assunto a ser abordado apresentando o que de fato é o assunto, criando um contexto para situar o assessorado como uma boa fonte para a matéria;
  3. Abordagem – é o item que marca a individualidade da matéria, pois cada forma de enfoque atinge um público diferente. É direcionar o jornalista para o eixo principal da sugestão de pauta;
  4. Posicionamento – dependendo do tema da sugestão de pauta você pode descrever qual o posicionamento adotado pelo assessorado;
  5. Fontes – por mais que o assessor elabore uma ótima sugestão, o jornalista precisa colher informações com as principais fontes. Não se esqueça de inserir cargo/função da pessoa, telefone para contato. Na dúvida na escolha da fonte verifique o tema da sugestão;
  6. Imagens – aqui o assessor sinaliza que tipo de imagens combina com a abordagem do assunto e pode ser utilizada pelo jornalista.

Não custa nada lembrar que ao escrever a sugestão de pauta, a mesma precisa estar inserida em um contexto, ser rica em detalhes e conter informações novas para gerar interesse no jornalista. O texto deve ser atrativo, escrito de forma simples, clara e objetiva. Ah, não se esqueça de enviar o material à editoria correta!

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.

Créditos da imagem/freepik.com

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursosVagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Danielle Lins

Jornalista, empreendedora e gestora de Comunicação e Marketing Digital de Conteúdo na AC Comunicação. Trabalha atualmente como comunicadora social na Educação a Distância da UFPE. Tem MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. No mercado há quatro anos, possui experiência na área de Assessoria de Comunicação/Imprensa, Marketing Digital e de Conteúdo, especificamente em instituição pública do segmento de política, e TV. “Acredito no poder transformador do empreendedorismo, principalmente o feminino. Quando uma de nós vence, todas vencem. Por isso, seja uma mulher que levanta outras mulheres”.