Blog – expoLAB

A aventura da edição de imagens

Se hoje temos recursos altamente tecnológicos capazes de fazer efeitos especiais, no passado a televisão só contava com a criatividade e o talento. Resultado: muito improviso e os inevitáveis erros, pois as imagens não poderiam ser gravadas, 100% da programação era ao vivo.

A TV no Brasil foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, na cidade de São Paulo e após o programa de estreia, os pioneiros da TV caíram em si
quando viram que não havia nada pronto para a programação do dia seguinte.

Depois das aventuras com TV ao vivo, em 1960 a tecnologia do vídeo tape chegou ao Brasil, e a partir de então boa parte das programações de novelas e shows passaram a ser gravadas e editadas, ficando os programas ao vivo para os telejornais e transmissões esportivas.

Com o tempo, surgiram novas tecnologias: TV em cores, TV por assinatura, edição de vídeo não linear, transmissões digitais e streaming de exibição.

A chegada da internet, das redes sociais, e de programas de edição digital de vídeos aproximou as ferramentas de edição não apenas para os profissionais, mas também de muitos telespectadores que hoje também produzem conteúdo.

E você pode aprender ainda mais, com o curso de Premiere e After Effects, aqui na Expolab. Clique aqui e saiba mais:

https://www.expolab.com.br/premiere-e-after-effects.php

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo