Blog – expoLAB

Afinal de contas, que danado é Marketing Digital?


Quando definimos Marketing Digital, afirmamos que se trata de uma série de estratégias e ferramentas digitais com o objetivo principal de aproximar nossos produtos/serviços de potenciais clientes.Parece fácil, mas isso envolve uma gama de conhecimentos, entrelinhas e muito, muito estudo. E há nesse meio, muitas formas de atrair clientes através dos canais digitais: sites, blogs, buscadores, redes sociais, e-mails, e-commerce, etc. Marketing Digital é exatamente isso!
Por esse ponto de vista, todo mundo pode fazer Marketing Digital: Grandes Empresas, Pessoas Públicas, Organizações não governamentais, Instituições tradicionais, até mesmo o boteco da esquina, a costureira do bairro, e até mesmo você. As estratégias são as mesmas? Claro que não, pois os públicos-alvo e os investimentos são diferentes.


Quando falamos sobre estratégias, precisamos levar em consideração não apenas o público-alvo, mas também a Persona. Isso porque quanto mais dados temos sobre o potencial cliente, melhor para organizar o trabalho de atrair e fidelizar a clientela. Outras ferramentas como o E-mail Marketing, o lide de vendas e softwares, como o CRM e as Landing Pagas.


Antigamente, se objetivava a atração de clientes através de propagandas simples. Mas com a chegada da internet e das redes sociais, o público não é mais um receptor de mensagens. A interatividade e o imediatismo são as tônicas da comunicação na atualidade. Em outras palavras, o foco de quem trabalha no Marketing Digital não é mais o produto/serviço em si, mas o caminho percorrido do cliente, a Jornada de Compra.


Algumas das principais estratégias de Marketing Digital são o Inbound Marketing e o Marketing de conteúdo: No Inbound Marketing, a empresa não pode se restringir a mostrar o que o produto tem de bom, mas identificar as necessidades do cliente, de modo a direcionar as qualidades do produto para a potencial clientela. E o Marketing de Conteúdo é necessário para que a Marca não seja apenas uma vendedora, mas também uma produtora de conteúdo.


Saber utilizar a internet ao seu favor é a essência do Marketing Digital. O diferencial é descobrir metas e personas, escolher as redes ideais e trabalhar duro, para converter audiência em vendas. Só assim conseguiremos aproximar nossos produtos/serviços a uma potencial cliente.

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo