Blog – expoLAB

Campanha antirracista conseguiu mudar o nome de um móvel

A fábrica de móveis e artigos de decoração Etna fez uma campanha em pleno mês da Consciência Negra. Desde o último dia 20, a empresa trocou o nome “criado-mudo” para “mesa de cabeceira” e começou a usar a hashtag #CriadoMudoNuncaMais. Pode parecer superficial e até inútil, mas a forma de nomear um móvel passa por questões culturais profundas.

A mesinha de cabeceira tinha o nome de “criado-mudo” desde os tempos da escravidão. Isso porque haviam escravos que tinham a função de segurar itens, como roupas e copos de água. Além de ficar muito tempo em pé, muitos também tinham suas línguas arrancadas pra não falarem. Com a fabricação das mesinhas, a partir do século XIX, elas passaram a ser chamadas de “criado-mudo” fazendo alusão aos escravos.

O vídeo da campanha pode ser visto a seguir:

Saber elaborar textos para campanhas publicitárias é muito mais do que aprender técnicas ou mesmo regras de Gramática. Ter bagagem cultural é fundamental e, principalmente, saber que a Publicidade e Propaganda acompanham as mudanças no mundo. E o curso de Redação Publicitária da Expolab mostra que redigir um texto publicitário é muito mais do que escrever sobre um produto ou serviço, é vender ideias, sonhos e necessidades. Saiba mais aqui: https://www.expolab.com.br/redacao-publicitaria.php

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *