Blog – expoLAB

Como criar textos atrativos para as redes sociais

      Uma parcela considerável de leitores no Brasil são constituídas pelos jovens, com 56% de leitores regulares acima dos cinco anos de idade. É o que revela a pesquisa realizada em 2016 pelo Instituto Pró-Livro. Outro detalhe interessante do levantamento é que 94% deles preferem os livros impressos do que os digitais. Diante deste cenário, ao postar um texto nas redes sociais, devemos fazê-lo de uma forma que atraiam os internautas. Por isso, são necessários alguns cuidados na hora de produzir e postar os textos para as redes sociais.

Etapas

      Em primeiro lugar, é essencial que o texto seja claro, objetivo e direto. Nada de enrolar ou prolongar apenas para ocupar espaço. É preciso que o texto mostre a sua relevância usando poucas palavras e, dessa forma, atrair os leitores em um espaço relativamente curto. Desafiador, não é mesmo?!

      Outro passo essencial, mas não menos importante, estão relacionados com os títulos. Eles devem despertar a curiosidade do leitor, tornar o assunto interessante e fazer com que a pessoa queira ler todo o conteúdo escrito ali. Chamadas com números, afirmações ou com uso de trocadilhos costumam ser bem-sucedidos nisso.

      É fundamental estar atento ao vocabulário utilizado no texto e de adequar a linguagem falada pelas pessoas que vão ler o texto. Por isso, é essencial conhecer bem o público daquele conteúdo. Não adianta escrever palavras complexas para um público de vocabulário mais popular, nem utilizar palavras coloquiais para pessoas com uma linguagem mais culta.

      É imprescindível seguir a norma culta padrão a Língua Portuguesa na hora do desenvolvimento da escrita. Isso porque os erros prejudicam o entendimento do leitor ao conteúdo escrito. Além disso, seguir essa etapa vai fazer com que o texto fique correto do ponto de vista gramatical e ortográfico. Após a redação das palavras, é necessário fazer uma revisão cabal para garantir a exatidão textual.

      Por mais que você entenda ou conheça o tema abordado, é essencial fazer uma pesquisa minuciosa na produção do texto. Essa ação vai contribuir para encontrar informações atualizadas, direcionadas e relevantes, além de transmitir confiança e credibilidade aos internautas.  

 

Fiamma Lira

Fiamma Lira

Jornalista, escritora de crônicas e apaixonada por literatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *