Blog – expoLAB

Instagram: Nova forma de divulgar conteúdos jornalísticos

Dicas de como usar o instagram como jornalista

As redes sociais tem atualizado os meios tradicionais de comunicação. Antigamente o jornalista só era conhecido quando chegava na TV, Rádio e conquistava o público dia a dia, mas hoje é possível ter um número de seguidores que acompanham seu trabalho através de um perfil no Instagram, além de outras redes sociais também.

O Brasil é o 3ª País com milhões de pessoas usando o Instagram – sendo o Estados Unidos em 1ª e a Índia em 2ª. Por isso é importante saber usar o aplicativo de forma assertiva para ter resultados profissionais e fazer network. Seguir pessoas da área, é a principal dica para inspirar o uso do App e também é uma das formas de atrair públicos que curtem aquele tipo de postagem. 

Veja alguns exemplos de jornalistas que utilizam deste meio para conquistar os seguidores.

Nathalia Arcuri | @nathaliaarcuri

Fundou a primeira plataforma de entretenimento financeiro. Em 2015 estudou sobre o mercado financeiro, e trocou o trabalho de repórter para criar conteúdos de empreendedorismo. Hoje é inspiração para milhares de pessoas, pois já escreveu um livro e ganhou o  Prêmio Comunique-se de melhor jornalista de Economia na categoria mídia escrita.

Luiza Antunes | @360meridianos  

Ela e outros dois jornalistas Rafael Sette Camara e Nathalia Beccatini escrevem para o blog 360meridianos, que propõe um pensamento crítico sobre as culturas e costumes de outros povos, além de abordar sobre a prática de viajar e turistar de maneira sustentável. Inclusive desejam incentivar os leitores a conhecerem o mundo através da agência de viagens e tuors: Expedição360.

Dicas Jornalismo| @dicasdejornalismo  

Dicas de Jornalismo é um perfil que incentiva estudantes e profissionais da área à construírem um portfólio e através de dicas alavancar os conteúdos jornalísticos. Possuem um blog de noticias com produções feitas por colaboradores reunidos em diversas partes do mundo. Foi criado por Ana Flávia e outros amigos da universidade, mas hoje já atingem diversas pessoas que amam a comunicação.

Outra dica é usar os Stories para fazer perguntas aos seguidores.  Este recurso é o mais usado pelos influenciadores e pode ser um caminho para publicar aquilo que as pessoas querem conhecer. Como pedir dicas de posts no blog, dicas de reportagem, ideias de fotografias, mas é importante também fazer perguntas em outros perfis, até para entender como essas pessoas interagem. 

Começar do zero não é uma tarefa simples e exige paciência e perseverança, mas com boas dicas colocadas em prática é possível construir um público alvo. Então para ser um diferencial é importante ter bons conteúdos, boas fotos, vídeos, e boas conversas. O Instagram deve ser uma ponte para conhecerem o seu trabalho jornalístico. Os conteúdos não precisam ser longos, pois as pessoas querem algo rápido. 

Pesquise bastante. Mergulhe nos perfis de jornalistas, blogs e defina um nicho. Existem muitos sites e perfis, mas para ser um diferencial é preciso saber o que está falando e porque. É como fazer uma pesquisa de mercado, mas será para ver o que o público mais se interessa. Mas não seja uma cópia, crie e se preciso dê um tempo para se definir. 

Esteja pronto para mudanças. Muitos perfis começam de um jeito e no meio do caminho mudam, mas que seja baseado em seu nicho. Mudar totalmente reflete uma imagem de insegurança, porém o mais importante é se renovar, testar conteúdos mais informais no Instagram para levar os seguidores para o blog formal, porém com linguagem fácil e criativa. 

Ariel Vidal

Ariel Vidal

Sou Apaixonada por comunicação, texto, rádio e TV. Redatora e jornalista em formação pela (UCB - Universidade Castelo Branco). Trabalho com Fotografia profissional de eventos.