Empreendedorismo para Mulheres. – Blog - expoLAB
Blog – expoLAB

Empreendedorismo para Mulheres.

Empreender é um desafio para quem quer abrir um novo negócio, ingressar no mercado de trabalho, e assim, gerar novas oportunidades de emprego. O mercado empreendedor ajuda também no crescimento econômico do país. Neste cenário, a representação das mulheres tem aumentado bastante e inovado nas formas de trabalho.

São diversos fatores que levam as mulheres a empreender. Além da razão econômica, elas embarcam nesta onda com a intenção de fazer algo que traga satisfação pessoal. Um outro fator é fazer diferença e trazer para a sociedade, algo novo e positivo.

As empreendedoras são mais atenciosas, prestam mais atenção aos detalhes. Elas também investem mais em capacitação do que os homens. Tendem fazer planejamento e buscar mais informações sobre a área em que pretende atuar. Diante da liderança, a mulher valorizar as relações, seja com os clientes ou com seus colaboradores.

As mulheres estão conquistando mais espaço e tem ganhado lugares de destaque dentro e fora da empresa, o que é muito positivo para o público feminino e para a sociedade. Mas a educação que a sociedade passa ainda é desigual e acaba afetando as mulheres que buscam abrir um novo negócio. Elas enfrentam muitos desafios que ainda precisam ser vencidos. Dentre esses desafios estão o preconceito, a dupla jornada, a falta de incentivo e da autoconfiança.

O sexismo, baseada nos estereótipos de gênero, é um dos principais fatores que atrapalham as mulheres. Elas sofrem de discriminação, desde sua contratação, até na hora de empreender. Dependendo do segmento que a mulher busca seguir, a situação só piora, como é o caso da área de tecnologia/informática.

O investimento financeiro também é menor, comparado aos dos homens, fazendo com que as empreendedoras sofram uma queda e se sintam desencorajadas a seguir neste mercado. Outra dificuldade é a dupla jornada da mulher, já que muitas precisam conciliar as responsabilidades sociais e familiares, com a vida profissional.

De acordo com a Sebrae, as mulheres empreendedoras são mais jovens e possuem nível de escolaridade de 16% superior ao dos homens. No entanto, elas ainda ganham 22% a menos do que os empresários. No estudo de 2018, realizada pela  GEM (Global Entrepreneurship Monitor), as mulheres empreendedoras correspondem a 24 milhões, do total de 52 milhões de empreenderam neste mesmo ano.

O incentivo ao empreendedorismo feminino é importante para que as mulheres possam ser independentes financeiramente, mostrando ter liderança e serem donas do seu próprio dinheiro. Também é fundamental por contribuir para o crescimento econômico do país, gerar empregos, ter sustentabilidade no mercado. E principalmente, por serem protagonistas de suas próprias histórias, servindo de inspiração para a família e para a sociedade.

Curiosidade:

A ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia do Empreendedorismo Feminino, que é comemorado no dia 19 de novembro.

 

Referências:

SEBRAE. Os desafios do Empreendedorismo feminino. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/os-desafios-da-mulher-empreendedora,e74ab85844cb5510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 16 jan. 2020.

OSÓRIO, Josiane. Empreendedorismo feminino. Disponível em: <https://www.mulheresempreendedoras.net.br/empreendedorismo-feminino/>. Acesso em: 16 jan. 2020.

SEBRAE. Por que é fundamental estimular o empreendedorismo feminino? Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/por-que-e-fundamental-estimular-o-empreendedorismo-feminino,ca96df3476959610VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 16 jan. 2020.

LIMA, Jaqueline. Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades. 2019 Disponível em: <http://sebraemgcomvoce.com.br/empreendedorismo-feminino-desafios-e-oportunidades/> Acesso em: 16 de jan. 2020.

FREITAS, Tainá. Dia do Empreendedorismo Feminino: 24 milhões de mulheres empreendem no Brasil. 2019 Disponível em: <https://www.startse.com/noticia/empreendedores/70842/empreendedorismo-feminino-mulheres-2019>. Acesso em: 16 de jan. 2020.

Avatar

Gabriela Ponzo

7 thoughts on “Empreendedorismo para Mulheres.

  • Avatar
    03/02/2020 at 20:51
    Permalink

    Parabéns sbcoaching pelo artigo. Quer ter uma máquininha de cartões? Use a minha indicação do PagSeguro e comece a aceitar cartão sem pagar aluguel! Escolha uma maquininha para você ;D
    http://pagseguro.info/bcZldV0

  • Avatar
    23/01/2020 at 16:48
    Permalink

    Gostei das informações desse portal. Vou acompanhar vocês mais de perto! Fique com Deus

  • Avatar
    18/01/2020 at 16:48
    Permalink

    Parabéns pelo artigo Gabi.Fico muito feliz em ver seu progresso.Você me orgulha por ser Mulher e Nordestina.

  • Avatar
    18/01/2020 at 15:50
    Permalink

    Excelente texto! 👏👏

  • Avatar
    18/01/2020 at 15:00
    Permalink

    É de grande utilidade o artigo sobre empreendedorismo, nos momentos temos que estar sempre nos informando!!Conceição

  • Avatar
    18/01/2020 at 14:53
    Permalink

    Ótimo artigo!!! De grande utilidade; nos deixou bem informadas. Parabéns Gabriela Ponzo.

  • Avatar
    18/01/2020 at 09:54
    Permalink

    Um ótimo incentivo pra quem tá querendo começar ☺️

Comments are closed.