Rádio e Podcast são a mesma coisa? – Blog - expoLAB
Blog – expoLAB

Rádio e Podcast são a mesma coisa?

Muitas pessoas acham que rádio e podcast são a mesma coisa. Os dois são meios de comunicação e são em formatos de áudio. Apesar de terem características semelhantes e suas diferenças, ambos podem se complementar.

O rádio é um meio de comunicação que propaga ondas eletromagnéticas. O objetivo é atingir um público de massa, ou seja, atingir vários ouvintes ao mesmo tempo. Os conteúdos variam em noticiários, músicas, humor, entre outros.

Para ter acesso à informação, o ouvinte precisa sintonizar a estação que deseja ouvir. Algumas emissoras de rádio têm programação via web, que são transmitidos por meio do serviço streaming.

Esta plataforma segue um cronograma e formato mais rígido. Quem está ao vivo, por exemplo, tem um tempo específico no dia em que quer transmitir alguma mensagem. Além do mais, é importante avisar sobre o horário em que a programação vai ao ar, para que os ouvintes tenham a oportunidade de ouvir a transmissão completa.

Já os podcasts, são mídias de áudios voltadas para a transmissão de conteúdo na internet. O termo surgiu em 2004, com a junção entre as palavras Ipod (dispositivo da Apple) e Broadcast (transmissão online).  

O principal objetivo do podcast é compartilhar o conteúdo. Pode ser integrado ao marketing de conteúdo. Os áudios são de diversos assuntos; sendo informativos, de esportes ou entretenimento. Possuem durações variadas, e podem atingir diferentes públicos e interesses

É chamado de on demand, por ter uma comunicação sob demanda, uma pessoa poder fazer download, ouvir quando e onde quiser. Podem parar ou dar continuidade ao episódio. E tem a capacidade de reiniciar ou voltar a gravação, caso tenha perdido ou não entendido algo. Já no rádio, isto não é possível.

Outra diferença é que os podcast não permite a transmissão de conteúdos ao vivo. É uma mídia prática e divertida, entretanto precisa de planejamento antes da gravação. Também é importante gravar o conteúdo com antecedência e fazer edições no áudio para que o material seja disponibilizado ao público. Geralmente, a maioria dos produtores de podcast não cobram pelo acesso à informação.

As duas plataformas também possuem tempo de vida útil diferentes. As transmissões da rádio são muito curtas. O aparelho precisa estar ligado para que a informação seja passada ao público, e uma determinada notícia pode não ser mais relevante, em outra ocasião. Em relação aos podcast, seus conteúdos estão sempre sendo atualizados e disponíveis para seu público-alvo.

 

E aí? Gostaram do conteúdo? Saiba mais em: https://www.expolab.com.br/marketing-digital.php

 

 

Referências

BOSCARIOL, Matheus. Podcast: o que é, para que serve e como fazer um podcast. Disponível em: <https://comunidade.rockcontent.com/o-que-e-podcast/>. Acesso em: 7 fev. 2020.

BYCAST. Rádio e podcast: entenda as principais diferenças! Disponível em: <https://blog.bycast.com.br/radio-online/radio-e-podcast-entenda-as-principais-diferencas/>. Acesso em: 1 fev. 2020.

BYCAST. O que é podcast? Entenda a mídia e suas características. Disponível em: <https://blog.bycast.com.br/streaming/o-que-e-podcast-entenda-a-midia-e-suas-caracteristicas/>Acesso em: 5 fev. 2020.

DARZI, Rodrigo. Conheça as principais diferenças entre rádio e podcast. Disponível em: <https://agenciaimma.com.br/conheca-as-principais-diferencas-entre-radio-e-podcast/>. Acesso em: 01 fev. 2020.

FARIA, Bruno. Descubra quais são as diferenças entre rádio e podcast. Disponível em: <https://teletronix.com.br/blog/descubra-quais-sao-as-diferencas-entre-radio-e-podcast/>. Acesso em: 01 fev. 2020.

SIMIM, Danival. Podcast e rádio: você sabe qual é a diferença? Disponível em: < https://maxcast.com.br/blog/podcast-e-radio-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/>. Acesso em: 7 fev. 2020.

Avatar

Gabriela Ponzo