5 técnicas para melhorar a organização pessoal e produtividade – Blog - expoLAB
Blog – expoLAB

5 técnicas para melhorar a organização pessoal e produtividade

Vamos falar de um assunto que ainda deixa muita gente de cabelo em pé? Organização e produtividade!
 
Por esses dias assisti ao filme “Pearl in Paradise” (Pérola no Paraíso), alguém já assistiu? Não me julguem, os filmes do Hallmark Channel são viciantes! A história é sobre uma fotógrafa de uma renomada revista que busca ser promovida ao cargo de diretora criativa, o outro personagem é um escritor famoso, juntos eles vão trabalhar para produzir um artigo que será a matéria de capa da edição de 30 anos da revista.
 
Já no início da trama, características da fotógrafa são destacadas, ela é rotulada como alguém que não tem organização nem disciplina, mesmo reconhecida por ter grandes ideias e fazer um excelente trabalho. Também não costuma anotar nem fazer listas porque para ela “o importante está tudo na cabeça”. Enquanto o escritor é o oposto, costuma fazer listas e ser organizado, segundo ele “fazer listas traz paz de espírito”. E aí, se identificou?
 
A história não acaba aqui, mas vamos focar no que importa. Continua lendo este artigo para conferir as melhores dicas de como ter organização pessoal e, consequentemente, mais produtividade.
 
Gerenciar o tempo
 
Todos nós temos as mesmas 24h por dia, mas sabe por que algumas pessoas conseguem fazer tudo que se despõem a fazer e outras não? Elas têm organização e produtividade, ou seja, quando você se mantem organizado consegue ser mais produtivo.
 
Para começar a ter organização é preciso adquirir o controle sobre o tempo disponível. Conhece o conceito de gestão do tempo? O processo de planejar e executar as tarefas a partir do controle consciente do tempo. Não se trata de programar cada detalhe, mas administrar melhor as tarefas que pretende executar no dia. Uma coisa é certa: Se você se propôs a fazer, então faça! Cada tarefa deixada pra depois pode tornar um acúmulo de atividades pendentes que vai gerar muita dor de cabeça.
 
Confira as 5 técnicas que eu costumo utilizar no meu dia a dia e contribuem significativamente para a minha produtividade:
 
Organizar o ambiente físico – Quando se trata de organização e produtividade há pessoas que desconsideram o ambiente organizado como um ponto fundamental para ser mais produtivo. A desorganização afeta na busca pela produtividade, pois ao perder tempo procurando materiais demora também a conclusão das tarefas. Além do que, estar em local com bagunça não motiva ninguém a produzir mais.
 
Planeje o seu dia – Estabeleça um dia da semana para fazer o planejamento das atividades que pretende executar, os projetos que queira realizar e, principalmente, aquelas pendências existentes. Eu costumo escolher o domingo.
 
Anote tudo na agenda – É pedir muito ter uma agenda? Seja eletrônica ou não, faça listas, anote as tarefas do dia, da semana e, se possível, do mês, estabelecendo prazos e prioridades. Você pode facilmente esquecer o que está na cabeça. Ah, é preferível revisar todos os dias o progresso das tarefas, inclusive na noite anterior para se programar para o outro dia.
 
Escolha um período que você é mais produtivo – Há horários que cada pessoa desempenha melhor as tarefas ao longo do dia. De acordo com especialistas, são chamados de horário nobre. Cada um tem o seu, o meu é pela manhã, mas têm pessoas que produzem mais à noite ou de madrugada.
 
Utilize ferramentas gratuitas – com toda a tecnologia ao nosso favor porque não usar? Pode otimizar muito o tempo na etapa de planejamento através dos aplicativos.
 
 
Manter as tarefas em dia é importante para alcançar a produtividade, mas também ter sanidade mental numa vida corrida e agitada evitando estresses desnecessários. No começo pode parecer uma tarefa difícil, porém seguindo essas dicas vira algo natural e automático.
 
 
Imagem: Freepk.com
 
 
 
 
 
Gostou desse conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.
 

 

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Danielle Lins

Danielle Lins

Jornalista, empreendedora e gestora de Comunicação e Marketing Digital de Conteúdo na AC Comunicação. Trabalha atualmente como comunicadora social na Educação a Distância da UFPE. Tem MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. No mercado há quatro anos, possui experiência na área de Assessoria de Comunicação/Imprensa, Marketing Digital e de Conteúdo, especificamente em instituição pública do segmento de política, e TV. “Acredito no poder transformador do empreendedorismo, principalmente o feminino. Quando uma de nós vence, todas vencem. Por isso, seja uma mulher que levanta outras mulheres”.