Comunicação científica: a arte de traduzir textos acadêmicos para a linguagem jornalística – Blog - expoLAB
Blog – expoLAB

Comunicação científica: a arte de traduzir textos acadêmicos para a linguagem jornalística

Dentre os principais compromissos sociais do jornalismo destaca-se a divulgação da ciência. Todo o cidadão tem direito de conhecer os avanços da ciência e tecnologia tendo em vista que essas pesquisas na maioria das vezes são financiadas com verbas públicas.

O jornalismo tem a função de traduzir a linguagem especializada, quase indecifrável das pesquisas científicas para quem não possui conhecimento específico em determinadas áreas.
É o jornalista quem executa o papel de mediador entre o cientista e o público.
Enquanto informa o jornalismo desperta o interesse do público pela ciência.

Transformar a linguagem científica em informação está longe de ser uma tarefa fácil. Esse serviço requer técnicas, processos, estratégias e responsabilidade na divulgação dos fatos.
É necessário que o jornalista seja um pesquisador e entenda os termos da ciência para que os dados sejam transmitidos fielmente.
Qualquer erro na transmissão da informação pode comprometer até mesmo a vida do público-alvo. Uma reportagem sobre o uso de um medicamento, por exemplo, pode ser mal compreendida. Dessa forma redigir textos científicos requer muito cuidado.

As pautas científicas devem responder a critérios de noticiabilidade, atualidade, periodicidade, universalidade e relevância social. O melhor assunto científico a ser divulgado é o que se aplica na vida do público-alvo pois este é o que vai despertar seu interesse.

A divulgação de informações sobre a ciência envolve muito a ética jornalística tendo em vista a responsabilidade que o profissional de imprensa deve ter na divulgação de dados e a honestidade que ele deve ter a esses dados.
Comunicar sobre ciência é um desafio pra qualquer jornalista, mas continuar fazendo sua parte na tentativa de garantir e preservar o direito à informação científica continua sendo uma ótima pauta.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Avatar

Danubia de Holanda