Teletrabalho: uma tendência irreversível – Blog - expoLAB
Blog – expoLAB

Teletrabalho: uma tendência irreversível

Com o avanço das tecnologias e das telecomunicações, o teletrabalho vem crescendo cada vez mais no mercado de trabalho. E diante da pandemia causada pelo COVID 19, muitas empresas estão procurando soluções e se adaptando ao isolamento social, utilizando está forma moderna como alternativa para continuar as relações de trabalho. Desta forma, o teletrabalho está virando mais que uma tendência no Brasil.

Para quem não sabe, teletrabalho, conhecido como home office ou trabalho remoto, é toda atividade realizada por profissionais, fora do ambiente da empresa. Pode ser realizado em domicílio, de forma integral ou periódica; por meio de tecnologias móveis, como celulares, notebooks, tablets, entre outros.

Quem executa suas tarefas nesta modalidade de trabalho, é chamado de teletrabalhador.

Está modalidade pode ser classificado em quatro formas distintas, como: Home Office, que é teletrabalho em domicílio; Centro Compartilhado, realizado em telecentros ou “centro satélites”; Trabalhador de Campo, nômades ou Itinerante; e Teletrabalho em Equipes Transacionais, que são trabalhos colaborativos ou situacionais.

O serviço oferece diversos benefícios e vantagens. Possibilita maior acesso na busca de novos talentos, já que pode contratar pessoas de qualquer lugar, manter uma equipe virtual, pode-se pagar de acordo com o nível de habilidade e pela competência. Também proporciona mais economia, custos menores por empregado, menos reuniões, aumento da produtividade, e da disponibilidade. Em relação as “desvantagens”, está na questão jurídica. A jornada de trabalho e horas extras devem ser definidos no contrato de trabalho.

Sendo assim, o teletrabalho abre um leque de possibilidades. As pessoas podem trabalhar a distância, podem flexibilizar seus horários, se adaptar a rotina da empresa e ter mais qualidade de vida. Alguns trabalham como nômades, disponibilizando seus serviços para qualquer empresa e criando seus próprios horários. Podemos dizer que o teletrabalho já é uma realidade e a tendência cresce a cada dia.

Referências:
CARDOSO, Bruno. O que é teletrabalho, quais suas vantagens e as novidades trazidas pela Reforma? Disponível em: <https://brunonc.jusbrasil.com.br/artigos/603033170/o-que-e-teletrabalho-quais-suas-vantagens-e-as-novidades-trazidas-pela-reforma>. Acesso em: 28 abr. 2020.
METADADOS. Teletrabalho ou home office é uma tendência? Disponível em: <https://www.metadados.com.br/blog/teletrabalho-ou-home-office-e-uma-tendencia/>. Acesso em: 28 abr. 2020.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

 

Avatar

Gabriela Ponzo