O que figuras de linguagem têm a ver com branding e recall publicitário? – Blog - expoLAB
Blog – expoLAB

O que figuras de linguagem têm a ver com branding e recall publicitário?

Quem nunca se referiu ao leite condensado como Leite Moça? Ou escutou sua mãe pedindo para comprar uma lã de aço quando na verdade ela dizia “menino, vai comprar um Bombril”? Ou até mesmo ao chegar em uma lanchonete você mandou acrescentar no pedido um Guaraná ao invés de utilizar a palavra refrigerante?

As situações exemplificadas acima são resultados de um trabalho a longo prazo das empresas que investem fortemente em estratégias de gestão de marcas ou conhecida também como branding. Quando bem executadas, estas ações aumentam sua relevância no mercado, potencializam sua visibilidade e se fixa na lembrança dos consumidores até eles possam escolher pelo seu produto.

É importante pensar que não existe uma fórmula para se alcançar tais resultados, pois para cada empresa existe um público específico que você precisa entender suas nuances sociais, econômicas e geográficas analisando percepções, hábitos e preferências.

Uma boa aliada na construção de marcas fortes são as figuras de linguagem que historicamente exercem um papel importante na linguagem publicitária. Por exemplo, em muitos slogans podemos encontrar recursos estilísticos como a metáfora, comparação e metonímia, assim como ser observado abaixo:

“Não esqueça a minha Caloi” (Caloi)

“As legitimas” (Havaianas)

“Mãe, você é essa Coca-Cola toda” (Coca-Cola)

“Rexona não te abandona” (Rexona)

Não podemos esquecer também do exemplo da empresa de fotocopiadoras Xerox que se tornou sinônimo de uma categoria. Fundada em 1906, nos Estados Unidos, hoje ela é líder de mercado e sua marca, que conta com o slogan Work can work better (O trabalho pode funcionar melhor), está avaliada em 7,7 bilhões de dólares.

Agora não há dúvidas de que para estar no recall publicitário e na mente dos consumidores é preciso traçar uma boa estratégia de branding usando e abusando dos recursos que a nossa língua oferece para construir valores para os produtos e empresas.

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

 

Avatar

Gabriel Ramos