Como disciplinar seus horários de estudo online em dias de quarentena – Blog - expoLAB
Blog – expoLAB

Como disciplinar seus horários de estudo online em dias de quarentena

Estamos em quarentena, o comércio fechou, os parques, as praias estão interditadas. Quarentena não é férias, devemos ficar em casa para ajudar na batalha contra o coronavírus, que infelizmente está ceifando muitas vidas em todo o mundo. A pandemia já é estressante por si mesma, o medo do agora e do pós-pandemia mexe com nosso lado físico e emocional. As escolas também fecharam, algumas decidiram dar férias aos alunos e outras não, optaram por ter aulas online. E em casa vem aquela desmotivação, preguiça, a procrastinação e isso reflete nos estudos também. E como fazer pra, em meio a isso tudo, não deixar os estudos de lado? A palavra principal é ter disciplina. Ter organização, foco.

Sorte a nossa de existir a internet. As pessoas passaram a trabalhar de forma home office e com os estudos não é diferente. As instituições de ensino passaram a fazer meio da internet para dar aulas online e os estudantes precisam se adequar a isso. Softwares e aplicativos tem diversos para uso ead (ensino à distância), como o Google Driver, que armazena vários tipos de arquivos nas nuvens e os professores podem compartilhar os materiais de estudo para os alunos. O Skype, onde alunos e professores podem conversar por chamada de voz ou escrita. As redes sociais são grandes aliadas, como o Facebook e Instagram.

Para ter disciplina nos estudos tem que se organizar. Estabelecer uma rotina de estudos e seguir ela é uma ótima ideia. Crie um cronograma de estudos, organize as atividades a serem feitas, contabilize o tempo de estudo e o siga. Uma coisa muito importante para colocar no cronograma são as pausas. Não se esqueça de dar intervalos de tempos em tempos. Uma pausa de dez a vinte minutos em 1:30h de estudo é um descanso para a mente e ajuda a assimilar melhor o que foi aprendido. Alivia sua vista depois de ficar tanto tempo olhando para a tela brilhante de um computador ou dispositivo móvel. Nessa pausa procure fazer outra coisa do que ficar apenas navegando na internet, como brincar com o cachorro ou gato de estimação, tirar um cochilo, se alongar, caminhar, ajudar nos afazeres de casa (sua mãe agradece).

Você pode também utilizar o horário rotineiro de quando tinha as aulas presenciais no seu cronograma. Quais as matérias que você ia ter hoje na escola, faculdade ou cursinho? Estude elas hoje. Coloque as matérias de cada dia de aula no cronograma, pois você já está familiarizado com elas. Assim você não se esquecerá de estudar alguma disciplina. Colocando elas no cronograma não correrá o risco de estudar alguma disciplina mais vezes que outras ou até mesmo esquecer-se de alguma. Faça um cronograma semanal e liste as matérias do dia escolar.

Defina os horários de assistir as vídeos aulas, as aulas ao vivo assista na hora da transmissão, assim você tirará suas dúvidas na hora com o professor. Planeje seus estudos, veja os horários que você se sinta mais focado e que não tenha interrupções. Não se esqueça de revisar os conteúdos na semana, para melhor fixação na memória. Faça resumos que aí você não precisará ler tudo novamente, o resumo já terá destacado os pontos importantes do assunto.

Nada de ficar de pijamas o dia todo, se levante da cama, tire o pijama e se vista normalmente. Você quer focar nos estudos ou ficar dormindo ou sonolento o dia todo e depois se arrepender por isso mais tarde por acabar acumulando assunto?

Há aplicativos que ajudam a criar cronogramas, como o Evernote e o Google Keep. Tire dúvidas com seus colegas de turma, interagir com eles ajuda a nos sentirmos menos solitários, nos ajuda a sair da bad. Crie um grupo numa rede social dos estudantes, um pode ajudar o outro com as matérias e ainda se divertir com os memes engraçados que sempre acabam enviando, alivia o estresse.

Defina um local de estudos adequado, silencioso e sem distrações. Lembre-se de estar higienizando as mãos, pois nunca é demais. Ah, não fique mordendo a tampinha da caneta enquanto estuda não, viu? Cuidado que o coronavírus se aloja nos plásticos também. Já falei de lavar as mãos? Lave as mãos e fique em casa, o mundo agradece. Fique em casa, o isolamento é um ato heroico, é se distanciar agora para no futuro podermos nos unir novamente.

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

 

Daphyne Silva

Daphyne Silva