ARTE FINAL: FECHAMENTO DE ARQUIVOS
EMENTA
É a etapa da cadeia de produção onde se irá finalizar tecnicamente uma peça de Design ou de Publicidade para o fim a que se destina. Nesse momento, é essencial ter conhecimentos dos programas gráficos mais usados, como Photoshop, Illustrator, InDesign, CorelDraw, Acrobat, etc.
Capacitar estudantes e atualizar profissionais no processo de fechamento de arquivos; através de conceitos e ferramentas trabalhadas amplamente nos mercados nacionais e estrangeiros; preparando arquivos para impressão digital, off-set, serigrafia, jornal, revista, web, etc; além de outras análises.
Conteúdo Programático
• Introdução à Teoria das Cores e estudo da Luz
• Padrão e escalas de cor: RGB, CMYK, Pantone, LAB e retículas
• O que é policromia, grayscale e cor especial (Pantone, Supercor, Coral)
• Resolução de imagens: quando a resolução deverá ter 72, 75, 150, 300 e 600dpi
• Vínculos inteligentes
• Tipos de papel: formatos, gramaturas e suas limitações, cores e uso do chapado, impressão frente e verso, corte e dobra, sign (cores e formatos)
• Tipografias: como usá-las
• Mostragem dos programas Illustrator, Indesign, Corel Draw e Photoshop
• Check-list: triagem das peças recebidas
• Sangrias: tipos, corte e margem de corte
• Liberação em arquivo nativo ou PDF
• Dicionário: o que é fotolito, CTP, “boneco”, faca de corte, colagem, dobra, vinco, relevo, serrilha e numeração e plastificação (fosco e brilho).
Metodologia
Aulas expositivas, com ensino à distância (EaD), através de programa de transmissão, com apresentação e estudo de casos de mercado, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe. Material didático digital (PDF e vídeos).
Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Observações:
1) A turma do curso escolhido inicia-se com, no mínimo, 11 alunos. Caso não seja alcançado esse quantitativo, haverá alteração na data do curso.
2) A expoLAB – Escola de Economia Criativa, tem a liberdade na escolha do(a) instrutor(a) que irá ministrar o curso ou palestra.
3) Caso o curso utilize programas(s) (software), a expoLAB – Escola de Economia Criativa, tem a liberdade na escolha da versão do programa a ser ministrado em aula.
4) Importante que o(a) aluno(a) já tenha instalado(s) em seu próprio computador o(s) programa(s), caso o curso precise utilizar programa(s) (software).
Conteúdo Do Curso
O currículo está vazia
Instrutor
Alfredo Galamba
Alfredo Galamba trabalha há 27 anos nos mercados de Publicidade, Design e Gráfica. Professor, mentor e fundador da Expolab - Escola de Educação Criativa.No currículo, passou por agências de Publicidade como a Italo Bianchi e OEM Comunicação; em