ASSESSORIA DE IMPRENSA EaD
Curso completo de Comunicação

A Assessoria de Imprensa é uma função da Comunicação Social que trabalha com Treinamentos de Mídia, Elaboração de Materiais Jornalísticos e Gerenciamento de Crises
Objetivo
Qualificar alunos para as funções de Assessoria de Imprensa, seja de Instituições Estatais, Grandes e Pequenas Empresas, além de Pessoas Públicas e Eventos
Carga Horária
23 horas de Ensino à Distância – EaD
Certificado
Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a).
Depoimento dos nossos alunos
Conteúdo Programático
Estudantes e profissionais de Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Comunicação Empresarial além de pessoas interessadas em aprender sobre a Comunicação Social do Século XXI
Escolha um cliente, monte um projeto de Assessoria e se proponha a assessorá-lo
– Divulgar o cliente prestando serviço
– Construindo uma relação de confiança com o cliente
– Como construir uma relação com os veículos de Comunicação
– Ética profissional
– Ferramentas jornalísticas: Mailing, Clipping e Pauta/Branding
– Os diferentes tipos de texto de Assessoria de Imprensa
- Press-Release
- Sugestão de Nota
- Sugestão de Pauta
- Nota Oficial
- Visitas
- Degustações
- Material de BG
- Notas para Colunas
Redação de um Press Release, uma Sugestão de Nota e uma Sugestão de Pauta e comece a divulgar nos veículos de imprensa (dos mais simples aos maiores) – Como formular textos para diferentes plataformas:
- Construção de um Blog (WordPress; Blogspot ou Tumblr)
Como lidar com a velocidade das informações e o feedback do público. Ferramentas que poderão nos ajudar:
- Canva: Programa online de computação gráfica
- Inshot: Editor de vídeos para on e off line
- IGTV: Publica vídeos de 1 minuto a 1 hora
- Por que o celular pode ser o seu melhor amigo?
Redação de Textos para diferentes plataformas de comunicação on line– Assessoria de Imprensa e Gerenciamento de Crises- Como enfrentar o impacto inicial- Lidando com os questionamentos difíceis- Gabinete de Crise- Lidando com a crise também para públicos internos (funcionários de empresas, alunos de escolas e faculdades)- Cases de Sucesso e Fracasso
Gerenciando uma crise institucional.– Exercícios práticos:
- Elaboração de Sugestões de Pauta e Nota para seu cliente
- Pesquisa de material publicado
- Elaboração de um Clipping
- Elaboração do Relatório Final
O aluno vai fazer um relatório do seu trabalho de assessoria de imprensa, falando nos seguintes itens
- O cliente (Briefing sobre o cliente)
- Organização de Mailing
- Os textos produzidos (sugestões de pauta e nota, releases, notas oficiais, etc.)
- As postagens produzidas nas redes sociais
- O clipping (tudo que saiu sobre o cliente na imprensa, mesmo que não tenha sido material nosso para imprensa
Aulas expositivas, com ensino à distância (EaD), através de programa de transmissão, com apresentação e estudo de casos de mercado, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe. Material didático digital (PDF e vídeos).
Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Ementa do Curso de Assessoria de Imprensa
- Apresentação do Curso, Docente e Discentes
- Introdução Histórica sobre Assessoria de Imprensa
- O que é Assessoria de Imprensa e por que não confundi-la com Marketing ou Publicidade
- Espaço Editorial x Espaço Publicitário
- O mercado de trabalho
- O Projeto de Assessoria de Imprensa
- Diferentes clientes, diferentes trabalhos: A importância da personalização
- Clientes fixos e Clientes temporários: diferenças e semelhanças
Perguntas Frequentes
Esse curso é básico ou avançado?
O curso vai do básico ao avançado.
Para quem é esse curso?
Estudantes e profissionais de Publicidade, Marketing Digital, Design, Moda, Web, Jornalismo, Artes Plásticas, Fotografia, Cinema, Animação, Gráfica, Economia Criativa e áreas correlatas, interessados em editoração de jornais, revistas, livros e peças promocionais, como também em aprenderem a arte finalizar em suas atividades.
Quais os programas eu preciso ter já instalados?
Photoshop, Illustrator e Indesign. Todos são do fabricante Adobe.
Observações
- A turma do curso escolhido inicia-se com, no mínimo, 11 alunos. Caso não seja alcançado esse quantitativo, haverá alteração na data do curso.
- A expoLAB – Escola de Economia Criativa, tem a liberdade na escolha do(a) instrutor(a) que irá ministrar o curso ou palestra.
- Caso o curso utilize programas(s) (software), a expoLAB – Escola de Economia Criativa, tem a liberdade na escolha da versão do programa a ser ministrado em aula.
- A expoLAB – Escola de Economia Criativa, tem a liberdade na escolha do(a) instrutor(a) que irá ministrar o curso ou palestra.
Conteúdo Do Curso
O currículo está vazia
Instrutor
Luiza Maria
Jornalista com experiência em reportagem e edição de texto em veículo impresso e online, mídias sociais, apresentação e produção de TV e rádio, assessoria de imprensa de órgãos públicos, empresas artistas e profissionais, gestão de equipe e a