REVIT ARCHITECTURE EaD
Revit é um software BIM para arquitetura, urbanismo, engenharia e design. Permite aos usuários projetar edifícios, estruturas e seus componentes em 3D e anotações no modelo com desenhos 2D. É possível acessar elementos e informações de construção a partir do banco de dados do modelo. O Revit possui ferramentas para planejar os vários estágios no ciclo de vida do edifício, desde o conceito até a construção e, posteriormente, manutenção e/ou demolição.
Objetivo:
Ensinar aos alunos os conceitos do BIM utilizando a ferramenta Autodesk Revit usadas no projeto e na documentação da construção paramétrica. Os usuários estarão aptos a criar seu primeiro projeto BIM após a conclusão deste curso.
Pré-Requisito: Sistema Windows e Conhecimentos básicos de projetos.
Público-alvo
Estudantes e profissionais interessados em trabalhar com arquitetura, urbanismo, engenharia e design.
Conteúdo programático
• Hardware necessário
• Instalação do software
• Interface (menus, atalhos, ícones)
• Project Browser
• Trafego entre os desenhos abertos
• Arquivo de comandos reduzidos
• Organizando a tela (Tile/Window)
• Categorias / famílias / tipologia
• Tipos de arquivos do Revit (internos, para exportação e importação)
• Compatibilidade com outros softwares
• Sistema de Backup
• Noções sobre parametrização
• Diretórios do software
• Comandos de Seleção
• Filtro de seleção
• Comandos de Zoom
• Comandos de Visualização
o Escala do desenho
o Detail Level (Course, medium, fine)
o Visual Style (Shade, wireframe, etc)
o Shadows (on/off)
o Temporary hide/isolate
o Hide in View (definitivo)
• Duplicate view
o Duplicate
• Estudos de Insolação
o Arquivo de cidades
o Criando perspectivas com sombras
o Sun Path (caminho do sol)
o Criando animação de insolação
• Comandos de desenho (Line)
• Comandos de Edição
o Offset
o Copy
o Move
o Rotate
o Mirror
o Trim
o Fillet
o Align
o Array
o Split
o Scale
• Conceito de famílias
• Configurações iniciais (unidades, snaps, etc)
• Cotas temporárias
• Criação de tipos de walls (paredes)
o Criação de parede para estudo preliminar
o Altura de paredes
o Justificativa de paredes
o Usando vetores 2D para criar paredes 3D
o Cadeados
o Grips
o Criação de projeto modelo com paredes EP
o Paredes perfil
o Lista de materiais (criação de novos materiais)
o Quebra de paredes para criação de projeto executivo
o Wall joins
• Criação de tipos de portas
o Criação de portas baseada em tipologia existente
o Carregando portas da biblioteca do Revit
o Usando leaders
• Criação de tipos de janelas
• Controle de visibilidade de objetos (Visibility, view range, plan region, underlay, hide, unhide, etc)
• Controlar uma janela alta
o Comando Linework
• Sections e Elevations (cortes e elevações)
o Controle dos símbolos e linha de corte
o Controlando crops
o Controlando profundidade
• Callouts (Detalhes)
• Section Box
• Criação de níveis
o Copia de níveis
o Array de níveis
o View/floor plans (criação de níveis em azul)
o Criação de prédio com copia de níveis
o Comando LEVEL
• Criação de Floors (lajes e pisos)
o Criação de lajes
o Edição de lajes
o Criação de um piso interno (piso e contrapiso)
• Criação de Opennings (aberturas)
• Criação de Ceilings plans (planta de teto)
• Usando famílias de componentes (blocos)
• Usando a câmera do Revit
o Ajuste de câmera
• Render
o Controle de iluminação
o Ajuste de imagens
o Geração de arquivos
o Tipos de arquivos de imagens
o Render region
o Alteração das propriedades da luminária
• Walkthrough
o Criando um walkthrough
o Ajuste do caminho e direção das câmeras
o Exportação do vídeo
• Criando Curtain Walls (painéis de vidro)
o Curtain grid
o Mullions
o Curtain panels
o Substituindo painéis de vidro por portas, janelas e outros materiais.
• Criando Roofs (telhados)
o Criando telhado footprint com 4 águas
o View range na planta do telhado
o Underlay do telhado na planta do térreo
o Comando VG
o Object Styles
o Linewheights
o Linework (linha de projeção)
o Editando o telhado para 3 águas
o Editando o telhado para 2 águas
o Attach to top
o Telhado por extrusão
• Criando Stairs (escadas)
o Escada reta
o Escada com patamar
o Escada em L
o Escada em U
o Edição de escada (boundary e riser)
o Escada em arco
o Escada caracol
o Configuração de escadas
o Escada personallizada
• Usando Railings (corrimãos e guarda-corpo)
o Carregando famílias de corrimão de outro arquivo .RVT
• Usando Text (textos)
• Criando Rooms
o Color scheme legend
o Alteração da room tag
• Usando Dimensions (Cotas)
• Cotas equalizadas
• Spot dimension
• Criando Schedules (planilhas)
o Criando tabelas de portas
o Criando tabelas de janelas
• Criando Sheets (pranchas)
o Usando uma prancha carregada no projeto
o Criação e alteração de crops
o Active/desactive views
o Alteração de escalas
o Arrumação dos títulos
o Famílias de pranchas
o Importando pranchas do AutoCAD
• Publicação em DWF (2D e 3D)
o Abrindo o Autodesk Desing Review
o Fazendo mark-ups
• Importando e exportando para AutoCAD
• Impressão
Metodologia
Aulas expositivas, com ensino à distância (EaD), através de programa de transmissão, com apresentação e estudo de casos de mercado, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe. Material didático digital (PDF e vídeos).
Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Observações:
1) A turma do curso escolhido inicia-se com, no mínimo, 11 alunos. Caso não seja alcançado esse quantitativo, haverá alteração na data do curso.
2) A expoLAB – Escola de Economia Criativa, tem a liberdade na escolha do(a) instrutor(a) que irá ministrar o curso ou palestra.
3) Caso o curso utilize programas(s) (software), a expoLAB – Escola de Economia Criativa, tem a liberdade na escolha da versão do programa a ser ministrado em aula.
4) Importante que o(a) aluno(a) já tenha instalado(s) em seu próprio computador o(s) programa(s), caso o curso precise utilizar programa(s) (software).
Conteúdo Do Curso
O currículo está vazia
Instrutor
Luciano Ramos
Profissional em Tecnologia da Informação e Construção, Formando em ciências da computação desde 2004, com enfase em analise de sistemas, Professor com mais de 20 anos de experiencia em treinamentos de diversos cursos de atualização tecnológica v