Porque o WhatsApp se tornou a rede social mais popular do mundo
Imagine a cena: você está no trabalho ou em sala de aula e de repente chega uma notificação no seu celular, o sonzinho chama a sua atenção. Você não pode atender agora, mas como é irresistível o chamado você pega o celular e olha a mensagem mesmo assim. Identificou-se? Esse aplicativo que estamos falando é WhatsApp, que em última análise de pesquisa se tornou a rede social mais acessada em todo o planeta. O Brasil está no ranking entre os dez países que mais acessam o app, tendo mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. A dupla que inventou o app foi Jan Kaum e Brian Acton (2009), tendo também Igor Solomennikov como desenvolver da primeira versão do aplicativo. Em 2014 o dono do Facebook Mark Zuckerberg comprou o WhatsApppor cerca de R$ 70 bilhões.
O WhatsApp é considerado como uma rede social por suas peculiaridades, como os grupos que participamos e nos conectamos com outros usuários. Para ser considerada uma rede social ela tem que conectar pessoas e o WhatsApp tem incluso também chamadas de voz e vídeo; podemos enviar imagens, vídeos, áudios, figurinhas animadas (gifs e stickers). Ele conecta as pessoas no dia a dia.
O nome WhatsApp foi dado por Jan Kaum porque parece com a gíria em inglês “What´s up?” que em português pode ser traduzido como “E aí?”. Em seus primórdios o WhatsApp era um app de visualização de status e passou a ser essa rede social que conhecemos e amamos hoje, e pode-se dizer que seja quase impossível de viver sem. No início era apenas acessado pelo sistema IOS da Apple, mas a partir de 2010 expandiu para as plataformas Android, Symbian e Windows Phone. O WhatsApp é um aplicativo gratuito. Valorizando a privacidade do usuário, adotou a criptografia de ponta a ponta. Causando alguns problemas de sigilo como no Brasil, que foi impedido de obter informações criminais.
De acordo com a análise de mercado App Annie (companhia de análise do mercado mobile), o WhatsApp vem tendo mais usuários que o Facebook desde 2018. Por boatos de fake, Zuckerberg não divulga os dados da quantidade de usuários que acessam o app, mas o WhatsApp Business divulgou que há em torno de 3 milhões de contas novas por mês.
O WhatsApp lidera em app mais acessado nesses países: Brasil, Índia, Turquia, México e Rússia. Nos Estados Unidos ele ainda não e muito usado. O WhatsApp não tem o poder de monetização bem definido e usar propagandas no app não é bem visto pelos seus usuários.
E você, consegue resistir ao som das notificações chegando em seu celular? Consegue ficar sem acessar a rede social por pelo menos um dia inteiro?
CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas
1 comentário em Porque o WhatsApp se tornou a rede social mais popular do mundo