DESIGN DE JOIAS: JOALHERIA ARTESANAL

Carga Horária: 45 horas


Objetivo

O curso terá ênfase em criação, envolvendo elaboração de projetos, materialização dos projetos a partir de noções iniciais de desenho artístico e técnico, sendo essencial que o aluno siga as orientações e tenha participação e aproveitamento de pelo menos 70% em qualquer atividade, além de praticar.

 

Público-alvo

Estando determinado(a) a aprender, qualquer pessoa pode fazer o curso, como estudantes e profissionais de Design, Arquitetura, Marketing, Artes Visuais e demais áreas ligadas a arte.

 

Conteúdo Programático

. Um pouco da história da joalheria

. Objeto de arte e adorno

. O processo criativo

. O Projeto: uma peça | uma coleção

. O processo produtivo artesanalmente

. Etapas da confecção de uma joia artesanal: fundição, laminação/trefilação, solda, acabamento e polimento

. Outros caminhos: materiais alternativos

. Estrutura do ateliê/oficina

. Gemas: apresentação de tipos de lapidação e tipos de cravação

. Fotografia

. Gerenciamento nas redes sociais

 

O(a) aluno(a) deverá adquirir para seu uso no curso

MATERIAL

SUGESTÃO ONDE ENCONTRAR

. 1 bloco de papel manteiga A4

Qualquer papelaria

. 1 bloco de papel milimetrado A4

. 1 borracha plástica

. 1 lapiseira grafite 0.5 mm ou 0.7 mm com minas 2B - marca Pentel

. 1 lápis 6B

. 1 caixa de lápis: de cor ou de cera ou pastel - livre

 

MATERIAL

SUGESTÃO ONDE ENCONTRAR

. 30 gramas de prata pura [1000]

Baby Fornitura - Edf. Solimões

Rua Nova, 225, Sala 301

Fone: 3424.2019

. 1 arco de serra de joalheiro

. 1 dúzia de serras 000

. 1 lima de murça fina meia cana

. 1 alicate de bico redondo

. 1 alicate de bico chato sem ranhuras

. 1 alicate de corte

. 1 avental de plástico

Atacadão dos Presentes

. 2 folhas de lixas d'água nas gramaturas: 280, 360, 500 e 600

Armazém Coral, Ferreira Costa, ...

 

Mini-bio

Ana Renata Coelho possui experiência em joias artesanais desde 1992 no curso de Joalheria Básica como aluna e monitora durante 3 anos com o prof. Plínio Telmo no Atelier do Poço em Recife. Ministrou cursos de joalheria básica artesanal em eventos da UFPE enquanto graduanda [Verão no Campus]. Desde 2006 atua também na área de design social trabalhando com artesãos de várias cidades da Zona da Mata com capacitação em design voltado para o artesanato local e de projetos para o desenvolvimento socioeconômico de comunidades carentes, como possui experiência em capacitações de design aplicado ao artesanato com mulheres marisqueiras no desenvolvimento de produtos para a Moda Mangue, bijuterias e acessórios feitos com o couro de peixe e escamas. Prestou consultoria para o SEBRAE, no Centro Pernambucano de Design e atuou como designer oficineira no projeto Design Sustentável Paulista Criativa junto às pescadoras da Colônia Z-2 no município de Paulista - PE em 2015.

 

Atualmente é proprietária da Metalmorfose Design e membro do coletivo Joalis que trabalha com joias desde sua concepção até a confecção de peças, bem como biojoias artesanais de maneira consciente visando preocupação com o meio ambiente e aproveitamento de material local.


Metodologia

Aulas expositivas com auxílio de equipamentos multimídia, apresentação e estudo de casos, além de desenvolvimento de atividades individuais e/ou de equipe.

Com 70% de aproveitamento nas competências atitudinais e específicas, receberá o Certificação de Conclusão com êxito no curso; contudo, não há reposição de aulas faltosas. O(a) aluno(a) tem direito a 20% de faltas. Acima disso, reprovado(a). Vide o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Observações: