Confira a diferença das imagens para impressos e redes sociais

Em uma agência de publicidade ocorre a etapa que chamamos de planejamento gráfico. Com o objetivo de organizar as características gráfico-visuais de uma peça gráfica, pode ser um cartaz ou folder, bem detalhado, respeitando processos de composição, impressão e acabamento.

O impresso nasce por exigências de caráter econômico, social, cultural e a importância de linguagem e comunicação visual. Prioriza a expressão do pensamento do cliente (personalização). Para isso, a tipologia, as imagens (vetor ou bitmap), o suporte e a tinta, nos dão liberdade para criação de qualquer tipo de impresso, utilizando linguagem apropriada.

Com a evolução dos meios de comunicação, muitos podem se equivocar e até acreditar que o papel não é mais de grande valia. Porém, é visto que a evolução tecnológica traz um brilho visual e de detalhamento às peças gráficas.

Em geral, as estampas são constituídas de maneiras distintas, cada tipo com suas particularidades.

Topografia

O sistema topográfico é composto por uma matriz de alto relevo, assim a tinta pode ser distribuída por meio de rolos. Através de contato direto, ocorre a transferência da imagem para o rolo de papel. Os tons da cobertura são de forte resolução.

Rotogravura

Constituída de baixos relevos, são gravados em um cilindro revestido de cromo. Esses baixos relevos são chamados de células, pequenos sulcos onde a tinta é depositada. Este cilindro é imerso num tanque com tinta que apresenta um alto grau de fluidez. 

Antes do processo de reprodução ocorrer, o excesso de tinta é removido por uma lâmina, portanto, apenas a tinta nos alvéolos (células) sejam transferidas para o suporte. Por ser uma sistema que utiliza tinha com elevado grau de fluidez, é possível a impressão em suportes plásticos, assim sendo útil na indústria da embalagem.

Flexografia

Semelhante ao sistema da tipografia, a matriz possui alto relevo, porém mais flexível, sob clichês de fotopolímeros gravados num processo foto-químico. Este clichê é fixado num cilindro que, durante a impressão, chega ao contato com outro cilindro carregado de tinta. Assim, o clichê transfere a tinta para o suporte.

Serigrafia

Consiste em um processo de reprodução realizado numa tela de tecido finíssimo de um material resistente, pode ser esticada e presa em um quadro com sua tensão no limite. 

Saindo um pouco do universo das imagens impressas, os conceitos nas redes sociais possuem outro detalhamento. A principal diferença se dá nos mínimos detalhes de edição, utilizando sites e aplicativos, conectando uma rede aos desejos de determinado público.

Cada post ou imagem pessoal (no seu perfil, por exemplo) possui um tamanho apropriado e seus limites de tamanho. Portanto, é necessário atenção e certos cuidados.

Caracterizada pelo número de pixels por unidade de medida, a resolução de uma imagem é ponto principal na web. Em geral, é necessário fazermos a seguinte pergunta: Quanto de espaço irá ocupar em uma tela

A medição da nitidez da sua fotografia é em pontos por polegada, ou dpi. É essencial ter certeza de que o arquivo eletrônico de sua foto possui cerca de 240 dpi para imagens pequenas (10 x 15 cm e menores), e 300 dpi para fotos maiores (13 x 18 cm e maiores).

Uma famosa ferramenta de design, o Canva é eficiente para organizar peças gráficas nos tamanhos e projeções necessárias. Além disso, a plataforma é colaborativa, possibilitando integração e edição por mais de uma pessoa, em sistema de compartilhamento. 

O site/aplicativo possibilita também trabalhar com dimensões específicas. Para utilizar é só selecionar a opção que deseja e você será redirecionado ao layout.

Confira algumas dimensões abaixo:

Capa para Facebook –  Buscando resolução e tamanho adequado, indica-se cerca 820 pixels de largura e 312 pixels de altura (computadores) e 640 pixels de largura e 315 pixels de altura (dispositivos móveis). 

Story do Instagram – Para que os conteúdos não sejam cortados pelo app, o recomendado é 1080 x 1920 px.

Post para Twitter – Foto de perfil com 400 x 400 px e imagem de capa com 1500 x 500 px, sendo 200 x 200 px o tamanho mínimo.

Fonte: Canva

Por fim, é visível que apps, sites e principalmente estudos podem auxiliar. Para que nós ou um cliente fique satisfeito com um produto e/ou serviço, meios de suporte e pesquisas são de grande valia.

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Comentários

Uma resposta para “Confira a diferença das imagens para impressos e redes sociais”

  1. Avatar de Camila Medeiros
    Camila Medeiros

    Ótima escrita! Muito bem detalhado, da pra ter uma boa noção do que é cada tipo de impressão, sou sua fã?

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