Empreender é um desafio para quem quer abrir um novo negócio, ingressar no mercado de trabalho, e assim, gerar novas oportunidades de emprego. O mercado empreendedor ajuda também no crescimento econômico do país. Neste cenário, a representação das mulheres tem aumentado bastante e inovado nas formas de trabalho.
São diversos fatores que levam as mulheres a empreender. Além da razão econômica, elas embarcam nesta onda com a intenção de fazer algo que traga satisfação pessoal. Um outro fator é fazer diferença e trazer para a sociedade, algo novo e positivo.
As empreendedoras são mais atenciosas, prestam mais atenção aos detalhes. Elas também investem mais em capacitação do que os homens. Tendem fazer planejamento e buscar mais informações sobre a área em que pretende atuar. Diante da liderança, a mulher valorizar as relações, seja com os clientes ou com seus colaboradores.
As mulheres estão conquistando mais espaço e tem ganhado lugares de destaque dentro e fora da empresa, o que é muito positivo para o público feminino e para a sociedade. Mas a educação que a sociedade passa ainda é desigual e acaba afetando as mulheres que buscam abrir um novo negócio. Elas enfrentam muitos desafios que ainda precisam ser vencidos. Dentre esses desafios estão o preconceito, a dupla jornada, a falta de incentivo e da autoconfiança.
O sexismo, baseada nos estereótipos de gênero, é um dos principais fatores que atrapalham as mulheres. Elas sofrem de discriminação, desde sua contratação, até na hora de empreender. Dependendo do segmento que a mulher busca seguir, a situação só piora, como é o caso da área de tecnologia/informática.
O investimento financeiro também é menor, comparado aos dos homens, fazendo com que as empreendedoras sofram uma queda e se sintam desencorajadas a seguir neste mercado. Outra dificuldade é a dupla jornada da mulher, já que muitas precisam conciliar as responsabilidades sociais e familiares, com a vida profissional.
De acordo com a Sebrae, as mulheres empreendedoras são mais jovens e possuem nível de escolaridade de 16% superior ao dos homens. No entanto, elas ainda ganham 22% a menos do que os empresários. No estudo de 2018, realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), as mulheres empreendedoras correspondem a 24 milhões, do total de 52 milhões de empreenderam neste mesmo ano.
O incentivo ao empreendedorismo feminino é importante para que as mulheres possam ser independentes financeiramente, mostrando ter liderança e serem donas do seu próprio dinheiro. Também é fundamental por contribuir para o crescimento econômico do país, gerar empregos, ter sustentabilidade no mercado. E principalmente, por serem protagonistas de suas próprias histórias, servindo de inspiração para a família e para a sociedade.
Curiosidade:
A ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia do Empreendedorismo Feminino, que é comemorado no dia 19 de novembro.
Referências:
SEBRAE. Os desafios do Empreendedorismo feminino. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/os-desafios-da-mulher-empreendedora,e74ab85844cb5510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 16 jan. 2020.
OSÓRIO, Josiane. Empreendedorismo feminino. Disponível em: <https://www.mulheresempreendedoras.net.br/empreendedorismo-feminino/>. Acesso em: 16 jan. 2020.
SEBRAE. Por que é fundamental estimular o empreendedorismo feminino? Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/por-que-e-fundamental-estimular-o-empreendedorismo-feminino,ca96df3476959610VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 16 jan. 2020.
LIMA, Jaqueline. Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades. 2019 Disponível em: <http://sebraemgcomvoce.com.br/empreendedorismo-feminino-desafios-e-oportunidades/> Acesso em: 16 de jan. 2020.
FREITAS, Tainá. Dia do Empreendedorismo Feminino: 24 milhões de mulheres empreendem no Brasil. 2019 Disponível em: <https://www.startse.com/noticia/empreendedores/70842/empreendedorismo-feminino-mulheres-2019>. Acesso em: 16 de jan. 2020.
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